sexta-feira, 9 de setembro de 2005
Desarmamento no Brasil, sim ou não?

A temática do desarmamento no Brasil vem se tornando cada vez mais pauta de nossos noticiários. Breve, votaremos em plebiscito se concordamos ou não com o “desarmamento”. Há, nitidamente, dois grupos diametralmente opostos nesse debate: os a “favor” e os “contra”. Não queremos, aqui, externar nossa opinião quanto ao “sim” ou quanto ao “não”. Pensamos que desarmar os cidadãos não diminuirá os assaltos, assassinatos, latrocínios, etc., em nosso Brasil. Queremos, antes de qualquer coisa expor um ponto de vista bastante singular a respeito disso tudo. Ele parte de experiências relatadas e vividas na década de 70 e 80, por um autor bastante conhecido na Pesquisa – Ação, seja ele Carlos Brandão.

As frases que seguem abaixo foram retiradas do livro “Lições da Nicarágua: a experiência da esperança”, do qual Carlos Brandão é organizador. Elas foram ditas em um encontro de educadores que ocorreu na Nicarágua na década de 1970, por Carlos Carrión, um dos membros da Assembléia Sandinista.

“Fuzis e cadernos são armas do povo” (BRANDÃO, Carlos. Lições da Nicarágua: a experiência da esperança. Campinas: Papirus, 1987. p. 20).

“As armas e a educação são dois instrumentos explosivos que nem todos os governos podem dar a seus povos.” (BRANDÃO, Calos. Lições da Nicarágua: a experiência da esperança. Campinas: Papirus, 1987. p. 21)

A frase abaixo foi anotada por Brandão e partiu de uma cantiga de uma das participantes (uma negra norte – americana) do encontro:

“Pensam que estamos parados, mas começamos a caminhar; pensam que estamos parados, mas não paramos mais de andar” (BRANDÃO, Calos. Lições da Nicarágua: a experiência da esperança. Campinas: Papirus, 1987. p. 21).

Parece-nos uma outra forma de ver a questão das armas, e, também da educação. Pergunta-se:

Por que tanta preocupação, por parte de nossos governantes, com o desarmamento?
Sabe-se que a solução para toda a violência é a Educação...
Sabe-se que povo desarmado nada pode, nada muda...
Sabe-se que povo inculto e sem armas é escravo para sempre...
Povo que tem Educação verdadeira não anda armado, pois é povo da PAZ. Sendo assim se deveria preocupar-se verdadeiramente com a Educação.
"A educação não pode ser somente considerada importante. Ela precisa ser prioritária". (Disponível em: <http://www.unesco.org.br/>. Acesso em: 09/09/05.).
posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ sexta-feira, setembro 09, 2005  
2 Comments:
  • At segunda-feira, 12 setembro, 2005, Anonymous Anônimo said…

    eu sou contra!!

     
  • At sábado, 17 setembro, 2005, Anonymous Juliano said…

    Donarte, tanto os Estados Unidos e o Canadá são paises com alto índice de escolaridade. Tanto os canadenses quanto os estadunidenses, no entanto, possuem uma média altíssima de armas em casa. Portanto, não acho que a educação pode ser a 'desarmadora' do povo, um exercício definitivo para a paz. Coincidências a parte, são nos Estados Unidos que ocorrem com uma tenebrosa frequencia massacres em escola.

    Abraços

     
Postar um comentário
<< Home
 



Argo:Nave dos Argonautas,construída sob a direção de Minerva, nos bosques de Dodona. O termo significa ‘rápido.’”

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. (Fernando Pessoa)


Jornais & Notícias
::::::::::::::::::::::::::::::::

Deixe recado (educado) ;-) ...
::::::::::::::::::::::::::::::::


Busca na Web
::::::::::::::::::::::::::::::::
E-Mails
::::::::::::::::::::::::::::::::

Blogger, Grupos & Sites de Relacionamento
::::::::::::::::::::::::::::::::

Previsão do Tempo
::::::::::::::::::::::::::::::::
INPE




(Bastante confiável, a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE.)

INMET




(Excelente órgão nacional de previsão de tempo – Instituto Nacional de Meteorologia/INMET.)

The Weather Channel (Canal do Tempo)


(Da "The Weather Channel Interactive, Inc.", também denominada "The Weather Channel" ou "TWC", trata-se de uma empresa norte-americana localizada em Atlanta, na Georgia. Desde 1982 a TWC presta serviços de informações meteorológicas a várias partes do mundo.)

METSUL




(A METSUL Meteorologia é, hoje, um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica do Conesul e pertence a da Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo.)

::::::::::::::::::::::::::::::::
Pensamentos mais ou menos fixos que tenho:
::::::::::::::::::::::::::::::::
Ódio a Nietzsche

- Gosto muito de usar o Nietzsche contra ele mesmo: Nietzsche X Nietzsche, pois o que ele escreve é tão contraditório (no mal sentido do termo), que isso é bem possível de ser feito...

Aos céticos...

- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez” (SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).

 

 
Este é o Blog/Site do prof. Donarte: Geografia, Filosofia, Educação, Ciências, opinião pessoal e vida cotidiana.

Posts

Leia as postagens deste blog
Site

Visite o site do professor
O que o professor lê?

Últimas leituras
Conteúdos Especiais

Textos sobre Geografia física.

Textos sobre Geografia humana.

Dicas sobre o Vestibular.
Links Filosóficos

Natureza em Hegel.



Sociedade Hegel Brasileira.
Blogs dos Estudantes do Colégio Marista Assunção (2010)

Blog dos alunos do 2º ano (221).

Blog dos alunos do 2º ano (221).
Blogs dos Estudantes do Colégio Marista Assunção (2008/2009)

Blog dos alunos do 5ª série (152).

Blog dos alunos do 8ª série (181).

Blog dos alunos do 8ª série (182).

Blog dos alunos do 1º Ano (211).

Blog dos alunos do 1º Ano (212).

Blog dos alunos do 2º Ano (221).

Blog dos alunos do 3º Ano (231).
Blogs dos Estudantes da Escola Maria Goretti (2006)

Blog dos alunos do1º Ano.

Blog dos alunos do2º Ano.

Blog dos alunos do3º Ano.
Blogs dos Estudantes da Escola Maria Goretti (2005)

Blog dos alunos do3º Ano.
Imagens Geográficas

Blogs que acompanho

  • Prof. Dr. phil. Eduardo Luft.


  • Prof. Pedro Demo (blog novo)


  • Prof. Pedro Demo (blog antigo)


  • Prof. Dr. phil. Ricardo Timm de Souza.
  • Links

  • Água Bio
  • Água on-line
  • Águas, Brasil das
  • Águas, Rede das
  • ANA
  • Água, Universidade da (1:?)
  • Água, Universidade da (2:o.k.)
  • Astronomia (Zênite)
  • BBC-Brasil
  • C & T Jovem (Ministério da Ciência e Tecnologia)
  • Café Orbital-ON
  • (a revista parece ter encerrado suas atividades)
  • Canal Ciência
  • CAPES
  • Chaos Nonlinear Dynamics
  • Chaos on the Web
  • Comunidade ARS DEI
  • Defesa Civil RS 199
  • Edge-The Third Culture
  • EFE-Agência de Notícias (Brasil)
  • Embrapa
  • Expedição Trópico de Capricórnio
  • Fractal Geometry
  • Fepam
  • Geoprocessamento-PUCRS
  • Google News
  • IBGE
  • IBGE (IBGE - Cidades@)
  • Meio Ambiente on line
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
  • National Gographic (Brasil)
  • Observatório Nacional-ON
  • Organização dos Estados Americanos (OAS)
  • ON-Serviço de Hora (acerte seu relógio)
  • Porto Imagem (Porto Alegre)
  • Profissão Mestre (revista dedicada à carreira do professor)
  • Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
  • PUCRS
  • PUCRS (renove livros (BIBLIOTECA-PUCRS))
  • Rep. Fed. do Brasil (oficial)
  • Revista Galileu
  • Scientific American-Brasil
  • Scientific Eletronic Library Online (SciELO)
  • Subaru Telescope
  • The Independent
  • UNESCO-Brasil
  • Universidade da California (Condensed Matter Physics)
  • World Atlas Geography
  • Textos Recentes

    Textos Antigos

    O Autor

    Nome:
    Donarte N. dos Santos Junior
    Residente em:
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Formação:
    - É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
    - É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
    Atuação Profissional:
    - Foi Técnico em Geoproce ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
    - É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
    Título da primeira dissertação de mestrado:
    “Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.

    Clique aqui para ler a dissertação

    Clique aqui para Ver currículo Lattes completo

    Mais sobre o autor
    E-Mail para o Autor
    Livro de Visitas
    Número de Visitantes

    Free Blogger Templates

    BLOGGER

    Free Blogger Templates