domingo, 15 de outubro de 2017 |
CONSIDERAÇÕES DE CUNHO GENERALIZANTE ACERCA DAS DIFICULDADES DO SER PROFESSOR
|
*Dia dos Professores*, 15 de out, 2017.
Por Donarte Nunes dos Santos Júnior
AS DEZ (10) DIFICULDADES COM AS QUAIS SE DEPARA O PROFESSOR
Em busca do *Caminho do Meio*
Ser professor não é fácil. É profissão que levamos conosco, como que encravada na carne, para todas as partes e lugares por onde vamos. Também somos tomados e considerados como *professores* em todas as esferas de nossas vidas, na esfera espiritual, na esfera afetiva, na esfera emocional, na esfera financeira, na esfera sociológica, na esfera psicológica e até na esfera biológica, pois, em quaisquer destas dimensões da vida, se (1) estamos certos, não fazemos mais que nossa obrigação, já que "sabemos tudo". Se, pelo contrário, (2) estamos errados, e tomamos uma atitude equivocada, ouvimos, de pronto, um sonoro "logo você, um "pro-fes-sor?!".
Tendo (3) opinião "fraca" e "permissiva", os professores são considerados "frouxos" e que não sabem educar; tendo (4) opinião "forte" e "incisiva", de igual modo, são acusados de não saberem educar.
Há os que dizem (os entendidos (a)) que (5) não devemos nem mesmo ter "opinião", temos somente que "professar" – às vezes nomeiam isso, absurdamente, de “professorar” –, isto é, apenas "repetir" o que "autoridades reconhecidas", "livros" e "enciclopédias" já divulgaram em suas publicações. Há os que pensam que (6) professor que não se “posiciona”, de novo, conforme "3", acima, é "relapso".
Aliás, conforme "a", acima, (7) todos ou muitos sabem mais acerca da educação que os próprios professores. Todo mundo se mete na educação: economistas, sociólogos, psiquiatras, padres, pastores, policiais, advogados, engenheiros, publicitários, e, o que é pior, até políticos (b) e a "Mídia" (c), em geral...
Assim, como se disse acima, não é fácil ser professor porque (8) ninguém pergunta ou leva em consideração os entendimentos dos professores quando análises e/ ou reformulações são feitas na educação.
Pode-se dizer, ainda, que não é fácil ser professor, mas, se bem considerado, ver-se-á que essa é a menor da dificuldades, porque (9) o professor não e respeitado por um grande número de estudantes; também pudera, basta se retomar "7", acima, com destaque para "b" e "c", o que é hodiernamente funesto, vil e abjeto.
Finalmente, não é fácil ser professor porque os "modi operandi" da profissão não possuem um único "modus operandi". Assim, (10) professor tem que se reinventar todos os dias, bem como, reinventar as suas didáticas e pedagogias, visto que o objetivo imediato é do garantir e avaliar se o aluno está aprendendo, e, como são múltiplas as formas de como isso se efetiva epistemologicamente, múltiplas devem ser as abordagens do professor.
Parece mesmo que a tarefa do professor é a de encontrar o verdadeiro *caminho do meio*, noção que era apregoada pelos gregos, sobretudo quando o assunto era a urgência em se salvaguardar a cultura de uma civilização.
Sobre isso nos fala Bacon (2002) quando analisa o mito grego “sonho de Ícaro” ou “Ícaro alado”. Conforme o autor do Novum Organum, “É uma parábola fácil e conhecida. O caminho da virtude segue reto entre o excesso, de um lado, e a carência, de outro.” (p. 87). Ainda segundo Bacon (2002), quando este analisa as mensagens por detrás da “Odisseia” (ou “Ilíada”), de Homero, e as consequentes aventuras pelas quais passou Odisseu (ou Ulisses) quando este deveria fazer a:
“passagem entre Cila e Caribdes (moderação no intelecto), certamente é necessário ter muita perícia e boa sorte para vencê-la. Pois se o navio se aproxima de Cila, quebra-se nos rochedos; se se aproxima de Caribdes, é sugado pelo torvelinho. Essa parábola nos leva a considerar (e só a examino de passagem, embora sugira reflexões infinitas) que em toda forma de conhecimento e ciência, bem como em toda regra ou axioma a eles pertinente, cumpre manter o meio-termo entre o excesso de especificidades e o excesso de generalidades – entre os rochedos e o torvelinho, famosos pelo naufrágio de engenhos e artes.” (p. 87-88)
Assim, aqui reside, nossa derradeira dificuldade, qual seja, a de se colocar entre o “Sol” e o “oceano”, entre “Cila” e “Caribdes”, a de encontrar um *caminho do meio*, enquanto passamos pelas dez (10) dificuldades acima elencadas. Assim , devemos seguir, nós professores, exercendo com o *equilíbrio* necessário a nossa profissão, e, tal como Ícaro, seguir “sonhando”, sem sermos ingênuos; tal como Odisseu, seguir lutando, sem sermos truculentos; tal como o exposto acima, estarmos até mesmo entre um “Ícaro” e um “Ulisses” em prol da Educação.
REFERÊNCIAS
BACON, Francis. A Sabedoria dos Antigos. Tradução Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: UNESP, 2002. Título original: Wisdom of te Ancients.
|
posted byDonarte N. dos Santos Jr.@domingo, outubro 15, 2017 |
|
|
|
::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:
::::::::::::::::::::::::::::::::
A Mitologia
Grega...:
- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de
Dodona. O termo significa ‘rápido.’”
O
Fernando Pessoa...:
- o seguinte poema do escritor português:
A antipatia a Nietzsche...:
- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é
contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...
A contra-argumentação aos céticos...:
- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez”
(SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).
|
|
|
FAÇAM BOM PROVEITO E BONS ESTUDOS!!!
|
|
ESTE BLOG |
Última Publicação
|
Bem vindo(a) ao Blog do prof. Donarte!!!
Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.
O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.
Sobre isso, ver "© Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:
SITE |
Visite o site do professor
|
NOTAS DE AULA |
Registro da Prática e Diário de Classe
|
MURAL |
Visite o "Padlet" do professor
|
O QUE O PROFESSOR LÊ? |
Últimas leituras
(Este espaço foi descontinuado)
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
Geografia física.
Geografia humana.
Vestibular.
|
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO) |
Projeto LIAU.
(Este espaço foi descontinuado)
|
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARISTA ASSUNÇÃO 2010)) |
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009)) |
Blog
dos alunos do 5ª série (152).
Blog
dos alunos do 8ª série (181).
Blog
dos alunos do 8ª série (182).
Blog
dos alunos do 1º Ano (211).
Blog
dos alunos do 1º Ano (212).
Blog
dos alunos do 2º Ano (221).
Blog
dos alunos do 3º Ano (231).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARIA GORETTI 2006)) |
Blog
dos alunos do1º Ano.
Blog
dos alunos do2º Ano.
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARIA GORETTI 2005)) |
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
BLOGS E SITES MAIS VISITADOS |
Prof. Dr. phil. Agemir Bavaresco (Revista Opinião Filosófica)
Prof. Dr. phil. Eduardo Luft.
Prof. Dr. phil. Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior.
Prof. Pedro Demo (blog novo)
Prof. Dr. phil. Ricardo Timm de Souza.
Prof. Dr. Rualdo Menegat.
|
LINKS |
Água Bio
Água on-line
Águas, Brasil das
ANA
Água, Universidade da (2:o.k.)
Astronomia (Zênite)
BBC-Brasil
Canal Ciência
CAPES
Chaos Nonlinear Dynamics
Chaos on the Web
Defesa Civil RS 199
Edge-The Third Culture
EFE-Agência de Notícias (Brasil)
Embrapa
Expedição Trópico de Capricórnio
Fractal Geometry
Fepam
IBGE
Meio Ambiente on line
Ministério do Meio Ambiente
Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
Observatório Nacional-ON
Organização dos Estados Americanos (OAS)
Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
Rep. Fed. do Brasil (oficial)
Revista Galileu
Scientific American-Brasil
Scientific Eletronic Library Online (SciELO)
Subaru Telescope
The Independent
Universidade da California (Condensed Matter Physics)
|
TEXTOS RECENTES |
|
TEXTOS ANTIGOS |
|
O AUTOR |
Nome:
Donarte N. dos Santos Junior
Residente em:
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Formação:
- É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
- É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
Atuação Profissional:
- Foi Técnico em Geoproce
ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
- É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
Título da primeira dissertação de mestrado:
“Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.
Clique aqui para ler a dissertação
Clique aqui para Ver currículo Lattes completo
Mais sobre o autor
|
FACEBOOK |
Curta
a "Fan Page" do autor!!!
|
TWITTER |
Siga o autor no
Twitter!!!
|
E-MAIL |
Entre em contato com
o autor
|
LIVRO DE VISITAS |
Registre a sua visita neste blog :-)
|
Nº. DE VISITANTES |
|
© COPYRIGHT |
Todos os direitos Reservados.
Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem
original de onde foram retiradas as informações.
É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.
É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte,
apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.
Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida,
com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.
|
|
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO "TEMPLATE": |
09 de ago., 2023.
|
|
|
|