SER PROFESSOR: A VOCAÇÃO E/ OU TRABALHO TRAZ QUAL RECOMPENSA?

É comum ouvirmos ou lermos a frase "ser professor é vocação"! Para alguns interlocutores, isso é assim, é vocação, tranquilo é ouvir ou ler isso... Há pleno acordo. 

Entretanto, outros redarguiriam que não, "sem essa" de que professor é vocação. Professor é profissão! Como qualquer outra, e tem de ser respeitada.

Os primeiros, que concordam com a afirmação, não veem problema em concordar porque vocação é vista em seu sentido mais clássico, de chamado, relacionado ao divino. Não é, pois, problema...

Os segundos, que não concordam, veem vocação no sentido carola do termo, ou seja, que, se é um chamado, que é divino, pode, portanto, ser feita gratuitamente, e, como ninguém é bobo, repetem: a profissão do professor deve ser respeitada como tal, pois é repleta de instruções próprias e específicas.

Controvérsias à parte, se o ser professor é vocaçãochamadoprofissão ou trabalho, resta uma questão: o professor é aquele que lida com o conhecimento, com o saber, com a intelectualidade.

Nesse sentido, para a grandessíssima maioria, resta o seguinte: lidar com o saber, com a ciência, com o conhecimento é para poucos. Alguém poderia dizer ainda que toda e qualquer profissão tem isso, a coisa de lidar com o conhecimento. Sim! É verdade! Toda e qualquer profissão tem isso de lidar com saberes específicos e relacionados com a sua ciência própria.

Entretanto, nenhuma profissão lida com o conhecimento da forma como o professor lida, por uma razão muito simples: o professor está preocupado com o conhecimento e a forma como o aluno está compreedendo tudo isso. O professor se preocupa com a formação de uma outra pessoa. O professor se preocupa com a contruçãoentendimento episteme do conhecimento na pessoa do estudante!

Deste modo, a questão da "vida intelectual", como escreveu o filósofo, teólogo e monge dominicano francês, Antonin-Dalmace Sertillanges (1863-1948), em seu livro "A Vida Intelectual", é privilegiada

"Falar de vocação equivale a designar os que pretendem fazer do trabalho intelectual a sua vida, ou porque dispõem de vagar para se entregarem ao estudo, ou porque, no meio de ocupações profissionais, reservam para si, como feliz suplemento e recompensa, o profundo desenvolvimento do espírito." (SERTILLANGES, Antonin-Gilbert. "A Vida Intelectual". Internet Archive: São Francisco, 2013, p. 6. Fonte: Disponível em: <https://x.gd/2dMp4>. Acesso em: 28 de ago., 2024).

Diante disso, o professor pode muito bem, independentemente de qualquer questão mais ou menos político-ideológica, dar ênfase à questão intelectual, seja o seu fazer um fazer vocacional e/ ou  profissional. O professor até mesmo deve entregar-se ao estudo, à vida intelectual.

Assim, independentemente, também, de qualquer questão que se possa ser trazida à baila com relação ao ser professor, a vida intelectual emerge como um feliz suplemento recompensa, e mesmo profundo desenvolvimento do espírito. E isso não só relativamente ao professormestre, mas também relativamente ao aprendizaluno.

Retrato de Antonin-Dalmace Sertillanges  (1863-1948), conhecido também como Antonin-Gilbert Sertillanges ou Antonin Sertillanges.
Fonte: Disponível em: <https://www.ebay.ca/itm/275847535102>. Acesso em 28 de ago., 2024.



posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ quarta-feira, agosto 28, 2024  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 


::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:
::::::::::::::::::::::::::::::::

A Mitologia Grega...:

- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de Dodona. O termo significa ‘rápido.’

O Fernando Pessoa...:

- o seguinte poema do escritor português:


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. (Fernando Pessoa)



A antipatia a Nietzsche...:

- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...

A contra-argumentação aos céticos...:

- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez” (SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).


::::::::::::::::::::::::::::::::
TWITTADAS:
::::::::::::::::::::::::::::::::



::::::::::::::::::::::::::::::::
PODCASTS:
::::::::::::::::::::::::::::::::



SPOTFY

- Audioaulas



::::::::::::::::::::::::::::::::
VIDEOAULAS:
::::::::::::::::::::::::::::::::

 
Bem vindo(a) à "ARGO: Navegar é Preciso", Blog do Prof. Donarte!!!

Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.

O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.

Sobre isso, ver o "Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:

 
Dito isso, caro internauta faça um bom proveito do espaço!

ESTE BLOG

Leia a última publicação

SIGA ESTE BLOG

Seja avisado de novas postagens!!
RSS FEED DESTE BLOG

Leia em seu RSS Feed reader
SITE DO PROFESSOR

Visite o site do professor
NOTAS DE AULA

Registro da Prática e Diários de Classe
MURAL

Visite o "Padlet" do professor
O QUE O PROFESSOR LÊ?

Últimas leituras



(Este espaço foi descontinuado)

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Geografia Física



Geografia Humana



Vestibular
JORNADAS DE APRENDIZAGENS

Portfólio dos Estudantes
BIBLIOTECA

Livros e Apostilas
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO)

Turma 61 Geografia



Turma 62 Geografia



Turma 71 Geografia



Turma 72 Geografia



Turma 81 Geografia



Turma 82 Geografia



Turma 91 Geografia



Turma 92 Geografia



Turma 61 Iniciação Científica



Turma 62 Iniciação Científica



Turma 71 Iniciação Científica



Turma 72 Iniciação Científica



Turma 81 Iniciação Científica



Turma 82 Iniciação Científica



Turma 91 Iniciação Científica



Turma 92 Iniciação Científica



Projeto LIAU
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2010)

Blog dos alunos do 2º ano (221).

Blog dos alunos do 2º ano (221).
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009)

Blog dos alunos do 5ª série (152).

Blog dos alunos do 8ª série (181).

Blog dos alunos do 8ª série (182).

Blog dos alunos do 1º Ano (211).

Blog dos alunos do 1º Ano (212).

Blog dos alunos do 2º Ano (221).

Blog dos alunos do 3º Ano (231).
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2006)

Blog dos alunos do1º Ano.

Blog dos alunos do2º Ano.

Blog dos alunos do3º Ano.
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2005)

Blog dos alunos do3º Ano.
LINKS

  • Água on-line
  • Águas, Brasil das
  • ANA
  • Analog Cience Fiction
  • Água, Universidade da (2:o.k.)
  • Arco (Jornalismo Científico e Cultural (UFSM))
  • Asimov's Science Fiction:
  • Astronomia (Zênite)
  • BRICS
  • Canal Ciência
  • CAPES
  • Car and Driver: explore the latest public opinion about
  • Chaos Nonlinear Dynamics
  • Chaos on the Web
  • Ciência com Impacto (Promoção do Conhecimento Científico)
  • Ciência & Cultura (SBPC)
  • Ciência Hoje (Revista Eletrônica)
  • Ciência Hoje (Acervo da Revista)
  • Com Ciência (Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (Unicamp))
  • Cosmos
  • Darcy (Revista de Jornalismo Científico e Cultural da UNB)
  • Defesa Civil RS 199
  • Discover
  • Edge-The Third Culture
  • EFE-Agência de Notícias (Espanha)
  • Embrapa
  • Expedição Trópico de Capricórnio
  • Fantasy & Science Fiction: explore the latest public opinion about
  • Fractal Geometry
  • Fepam
  • Jornal da Ciência (SBPC)
  • Jornal da USP
  • IBGE
  • Mapas Mentais
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
  • National Geographic
  • National Park
  • Nature
  • New Scientist
  • Observatório Nacional-ON
  • ONU (Brasil)
  • Organização dos Estados Americanos (OAS)
  • Pesquisa (Revista FAPESP)
  • Psychology Today
  • Popular Mechanics
  • Popular Science
  • Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
  • Quantum Science and Engineering
  • Razão Inadequada (Produção de conteúdo independente sobre Filosofia)
  • Rep. Fed. do Brasil (oficial)
  • Revista Galileu
  • Science
  • Science News
  • Scientific American
  • Scientific Electronic Library Online (SciELO)
  • Smithsonian Magazine
  • Subaru Telescope
  • The Scientist: exploring life, inspiring innovation
  • The Independent
  • Universidade da California (Condensed Matter Physics)
  • TEXTOS RECENTES

  • OS FATORES EXTERNOS ÀS ENCHENTES DO RIO GRANDE DO SUL
  • Humanos inumanos na política
  • Reflexões sobre aproximações entre "direita" e "es...
  • O mal e a injustiça são invencíveis?
  • Conceito de "Politicamente Correto":
  • O Conceito de "Lawfare"
  • CONSIDERAÇÕES DE CUNHO GENERALIZANTE ACERCA DAS DI...
  • A Pirâmide Etária do Japão em movimento!!!
  • O que é "agendamento midiático"?
  • Dados da NOAA corroboram derretimento paulatino de...
  • TEXTOS ANTIGOS
    O AUTOR

    Nome:
    Donarte N. dos Santos Junior
    Residente em:
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Formação:
    - É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
    - É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
    Atuação Profissional:
    - Foi Técnico em Geoproce ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
    - É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
    Título da primeira dissertação de mestrado:
    “Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.

    Clique aqui para ler a dissertação

    Clique aqui para Ver currículo Lattes completo

    Mais sobre o autor
    FACEBOOK

    Curta a "Fan Page" do autor!!!

    TWITTER

    Siga o autor no Twitter!!!
    E-MAIL

    Entre em contato com o autor
    LIVRO DE VISITAS

    Registre a sua visita neste blog :-)
    © COPYRIGHT

    Todos os Direitos Reservados



    Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.


    É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida, com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.

    Nº DE VISITANTES
    Obs.: este contador foi iniciado em 22 de ago., 2024; antes disso, já se computavam 62.096 visualizações para este blog.
    ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESTE "TEMPLATE"
    22 de ago., 2024.


    Obs.: este Blog foi inaugurado no dia 18 de jul., 2005