|
8º Congresso da Escola Particular Gaúcha. |
O professor deve ser um apaixonado e ler, ler muito... Partilho com vocês uma nota sobre a palestra de Gabriel Perissé, que falou dia 20/07/05, no "8º Congresso da Escola Particular Gaúcha". O congresso está acontecendo na PUCRS.
"20.07.2005 - Professor precisa levar suas experiências para sala de aulaTarefa do educador é tirar o aluno do analfabetismo existencialPara o palestrante Gabriel Perissé que abordou o tema 'O professor e sua prática pedagógica', já existe o suficiente de novas práticas na educação. O grande desafio da pedagogia, agora, é contextualizá-las e trazê-las para a linguagem. Ele citou como exemplo que os alunos já chegam na escola digitalizados, sendo inútil, portanto, ir contra essa realidade. Foi a mesma reclamação dos quadrinhos e da tv, e todos acabaram se tornando instrumentos pedagógicos. "Nossa tarefa é tirar os alunos do analfabetismo existencial. Mas para ter êxito, precisamos começar trabalhando com nós mesmos, pois ninguém dá o que não tem." E exemplifica dizendo que, se um professor não ensina leitura com paixão (e até fanatismo), não vai conseguir estimular os estudantes a desenvolver o hábito da leitura. "As referências não são adquiridas apenas com a pedagogia. A formação do professor para que seja autêntica se faz muito fora da sala de aula, uma tarefa inicialmente individual e depois coletiva, através de suas experiências." Segundo pesquisa recente citada por ele, mais da metade dos professores no país não têm hábito de leitura. " Por isso, não adianta informatizar ou ter multimeios se não houver estímulos, trabalho interior de redescoberta pessoal da prática lingüística na sala de aula", frisou Perissé."
(FONTE:
Disponível em:
Acesso em: 21/07/2005)
|
posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ quinta-feira, julho 21, 2005 |
|
|
|
::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:
A Mitologia
Grega...:
- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de
Dodona. O termo significa ‘rápido.’”
O
Fernando Pessoa...:
- o seguinte poema do escritor português:
A antipatia a Nietzsche...:
- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é
contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...
A contra-argumentação aos céticos...:
- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez”
(SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).
::::::::::::::::::::::::::::::::
|
|
|
Dito isso, caro internauta faça um bom proveito do espaço! |
|
ESTE BLOG |
Leia a última publicação feita neste blog.
|
SIGA TAMBÉM! |
Seja avisado de novas postagens!!
|
RSS FEED |
Leia em seu RSS Feed reader!
|
Bem vindo(a) à "ARGO: Navegar é Preciso", Blog do Prof. Donarte!!!
Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.
O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.
Sobre isso, ver o "Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:
SITE |
Página do Professor!
|
NOTAS DE AULA |
Registro da Prática e Diários de Classe.
|
MURAL |
Visite o "Padlet"!
|
VIDEOAULAS |
Canal do Youtube.
|
PODCASTS |
Áudio Aulas no Spotify!.
Áudio Aulas no Podomatic!
|
FACEBOOK |
Curta
a "Fan Page" do autor!!!
|
TWITTER |
Siga o autor no
Twitter!!!
|
JORNADAS DE APRENDIZAGENS |
Portfólio dos Alunos.
|
BIBLIOTECA |
Livros e Apostilas.
|
O QUE O PROFESSOR LÊ? |
Últimas leituras...
(Este espaço foi descontinuado)
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
Geografia Física.
Geografia Humana.
Vestibular.
|
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO) |
Turma 61
Geografia
Turma 62
Geografia
Turma 71
Geografia
Turma 72
Geografia
Turma 81
Geografia
Turma 82
Geografia
Turma 91
Geografia
Turma 92
Geografia
Turma 61
Iniciação Científica
Turma 62
Iniciação Científica
Turma 71
Iniciação Científica
Turma 72
Iniciação Científica
Turma 81
Iniciação Científica
Turma 82
Iniciação Científica
Turma 91
Iniciação Científica
Turma 92
Iniciação Científica
Projeto LIAU
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2010) |
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009) |
Blog
dos alunos do 5ª série (152).
Blog
dos alunos do 8ª série (181).
Blog
dos alunos do 8ª série (182).
Blog
dos alunos do 1º Ano (211).
Blog
dos alunos do 1º Ano (212).
Blog
dos alunos do 2º Ano (221).
Blog
dos alunos do 3º Ano (231).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2006) |
Blog
dos alunos do1º Ano.
Blog
dos alunos do2º Ano.
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2005) |
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
LINKS |
Água on-line
Águas, Brasil das
ANA
Analog Cience Fiction
Água, Universidade da (2:o.k.)
Arco (Jornalismo Científico e Cultural (UFSM))
Asimov's Science Fiction:
Astronomia (Zênite)
BRICS
Canal Ciência
CAPES
Car and Driver: explore the latest public opinion about
Chaos Nonlinear Dynamics
Chaos on the Web
Ciência com Impacto (Promoção do Conhecimento Científico)
Ciência & Cultura (SBPC)
Ciência Hoje (Revista Eletrônica)
Ciência Hoje (Acervo da Revista)
Com Ciência (Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (Unicamp))
Cosmos
Darcy (Revista de Jornalismo Científico e Cultural da UNB)
Defesa Civil RS 199
Discover
Edge-The Third Culture
EFE-Agência de Notícias (Espanha)
Embrapa
Expedição Trópico de Capricórnio
Fantasy & Science Fiction: explore the latest public opinion about
Fractal Geometry
Fepam
Jornal da Ciência (SBPC)
Jornal da USP
IBGE
Mapas Mentais
Ministério do Meio Ambiente
Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
National Geographic
National Park
Nature
New Scientist
Observatório Nacional-ON
ONU (Brasil)
Organização dos Estados Americanos (OAS)
Pesquisa (Revista FAPESP)
Psychology Today
Popular Mechanics
Popular Science
Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
Quantum Science and Engineering Razão Inadequada (Produção de conteúdo independente sobre Filosofia)
Rep. Fed. do Brasil (oficial)
Revista Galileu
Science
Science News
Scientific American
Scientific Electronic Library Online (SciELO)
Smithsonian Magazine
Subaru Telescope
The Scientist: exploring life, inspiring innovation
The Independent
Universidade da California (Condensed Matter Physics)
|
TEXTOS RECENTES |
USA x CHINA.Idéias sobre CIÊNCIA.
|
TEXTOS ANTIGOS |
|
O AUTOR |
Nome:
Donarte N. dos Santos Junior
Residente em:
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Formação:
- É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
- É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
Atuação Profissional:
- Foi Técnico em Geoproce
ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
- É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
Título da primeira dissertação de mestrado:
“Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.
Clique aqui para ler a dissertação
Clique aqui para Ver currículo Lattes completo
Mais sobre o autor
|
E-MAIL |
Entre em contato com
o autor
|
LIVRO DE VISITAS |
Registre a sua visita neste blog :-)
|
© COPYRIGHT |
Todos os Direitos Reservados
Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem
original de onde foram retiradas as informações.
É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.
É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte,
apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.
Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida,
com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.
|
Nº DE VISITANTES |
Obs.: este contador foi iniciado em 22 de ago., 2024; antes disso, já se computavam 62.096 visualizações para este blog.
|
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESTE "TEMPLATE" |
07 de nov., 2024.
Obs.: o Blog foi inaugurado no dia 18 de jul., 2005
|
|