Sempre preocupado em oferecer material para leitura e pesquisa, pósto para vocês (mais para os alunos), uma boa reportagem que saiu no site da BBC/Brasil (linck em meus linck´s), sobre o continente africano. Enquanto os ingleses preocupam-se em defenderem-se de possíveis atentados e em seu pavor acabam matando inocentes. A África está mais esquecida do que nunca. Apenas uns poucos e fracos auxílios vêm dos países ricos. Poderiam dizer alguns: “Azar é deles, quem mandou não controlarem a SIDA e investirem em cultura!”. Porém a pobreza no continente africano é fruto de uma colonização brutal, proposital e que nunca mais permitiu que esses países saíssem de conflitos étnicos, tribais, sociais e nunca mais puderam parar de lutar pelo território. Boa leitura!!!!!!!
________________________________ Pobreza: A maioria dos países da África Subsaariana está na categoria de países do Banco Mundial com Renda Nacional Bruta (RNB) inferior a US$ 765 per capita por ano. Etiópia e Burundi estão em situação mais precária, com US$ 90 da RNB por pessoa. Mesmo países com renda média como o Gabão e Bostsuana possuem boa parte de sua população vivendo na pobreza. No norte da África, as condições são um pouco melhores do que ao sul do Saara. Lá estão as economias mais estáveis, comércio e turismo são relativamente altos e há uma menor incidência de Aids. ______ __________________________________ Dívida Externa: A iniciativa ligada a países pobres altamente endividados (HIPC - Heavily Indebted Poor Countries Initiative) foi criada em 1996 para reduzir a dívida das nações mais pobres do mundo. Os países pobres se qualificam para o esquema se enfretarem um endividamento insustentável que não pode ser reduzido por métodos tradicionais. Eles também concordaram em seguir políticas de boa governança definidas pelo Banco Mundial e FMI. Críticos do esquema dizem que os parâmetros são restritivos demais e mais países deveriam poder se beneficiar da HIPC. ______ __________________________________ Ajuda Estrangeira: A África recebe cerca de um terço do total de ajuda dada por governos em todo o mundo, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Boa parte da ajuda vem com condições, ou seja, os governos que a recebem têm que implementar determinadas políticas para recebê-la ou gastar os recursos comprando bens e serviços do país doador. O Banco Mundial alega que a ajuda é muito mais eficaz e menos vulnerável à corrupção quando atrelada à melhoria da governança. Houve uma redução drástica nos gastos dos países ricos em ajuda no final da década de 90.
______ ___________________________________ Comércio: A África é rica em recursos naturais como minérios, madeira e petróleo, mas o comércio com o resto do mundo costuma ser difícil. Entre as causas estão infraestrutura precária, instabilidade governamental, o impacto da Aids na população em idade economicamente ativa e a corrupção. Segundo a Tran sparência Internacional, oito dos 20 países onde há maior corrupção são africanos e o país na África Subsaariana onde o problema é menos grave é a África do Sul, em 44ª lugar no ranking. Países mais pobres e ONGs como a Oxfam também alegam que as regras de comércio internacional são injustas. |
Eaeeeeeeeeeee...
Soh pra vc não fikar falando que não passo no teu blog...
Hehehehehehe
Bom findi pra vc...
Abração...