terça-feira, 13 de dezembro de 2005
Desigualdades na distribuição da renda e conquistas sociais.
Alguns já devem ter ouvido falar de uma estranha comparação estatística, frequentemente utilizada para se analisar as desigualdades nas nações. Trata-se das comparações entre os 10% mais ricos de um país e os 60% mais pobres. Abaixo segue um texto bastante esclarecedor sobre isso. Possível questão de vestibular... ATANÇÃO!


"Como regra geral (existem pouquíssimas exceções), as desigualdades sociais nas economias periféricas ou subdesenvolvidas são bem maiores que nas nações desenvolvidas. Na Colômbia por exemplo apenas 2,6% da população possui cerca de 40% das riquezas do país; no Chile, somente 2% dos proprietários possuem 50% das terras agrícolas; e, na Namíbia, os 10% mais ricos da população concentram 64,5% de toda a renda nacional.
É claro que desigualdades existem em qualquer lugar do mundo, mas em países subdesenvolvidos elas são maiores e com freqüência muito grandes. Isso quer dizer que nos Estados do Terceiro mundo, os ricos são mais ricos e os pobres mais pobres em comparação com o restante do mundo.
Nos países desenvolvidos, geralmente, os 10% mais ricos ficam com parcelas da renda nacional que variam de 21,3% (como Dinamarca) até no máximo 29% (nos Estados Unidos). E os 60% da população com menor renda, nesses países, ficam geralmente com parcelas de renda nacional que variam de 41,2% (na Dinamarca) até um mínimo de 31,8% (nos Estados Unidos).
Nos países periféricos, pelo contrário, os 10% mais ricos da população possuem u mínimo de 23% da renda nacional (como na Índia) até um máximo de 64,5% (na Namíbia); por outro lado, os 60% mais pobres com uma percentagem da renda nacional que varia de 37,5% (na Índia) até um mínimo de 9,8% (na Namíbia).
Na tabela a seguir temos mais alguns dados para ilustrar esse fato em três países subdesenvolvidos e três desenvolvidos.

*O índice Gini é uma fórmula internacionalmente aceita, que mede as desigualdades sociais na distribuição de renda. Ele varia de 0 (uma situação utópica ou apenas ideal, ou seja, uma nação com uma distribuição de renda perfeita, sem qualquer desigualdade) até 1 (o oposto, a maior desigualdade social teoricamente possível); porém, nesta tabela, trocou-se 1 por 100.

Dessa forma as nações subdesenvolvidas não são apenas (em vários casos nem principalmente) pobres, mas também injustas. E, por outro lado, essa menor desigualdade social que existe e países desenvolvidos não é algo que sempre existiu – pelo contrário, eles tinham no passado, até inícios do século XX, desigualdades que, às vezes, eram até maiores que as que ocorrem hoje no Terceiro Mundo – ; ela resultou de conquistas sociais: lutas por melhores condições de trabalho por seguro desemprego, previdência, etc. Veja estes exemplos:

  • Na França, os 10% mais ricos da população detinham 30% da renda nacional em 1970 e hoje possuem 24,8% desse total; e os 60% mais pobres, que dispunham de apenas 25% desse montante em 1970, hoje possuem 37%.
  • Na Itália, os 10% mais ricos concentravam 29% da renda do país em 1970 e, hoje, dispõem de 23% desse total, enquanto, no lado oposto, os 60% mais pobres tinham 33,6% em 1970 e hoje têm 38,3%."

(VESENTINI, José William. “Sociedade e Espaço: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2005, p. 41)

posted byDonarte N. dos Santos Jr.@terça-feira, dezembro 13, 2005  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:
::::::::::::::::::::::::::::::::

A Mitologia Grega...:

- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de Dodona. O termo significa ‘rápido.’

O Fernando Pessoa...:

- o seguinte poema do escritor português:


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. (Fernando Pessoa)



A antipatia a Nietzsche...:

- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...

A contra-argumentação aos céticos...:

- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez” (SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).

 

 

Bem Vindo(a)!!!

Sobre este Blog

Última Publicação



Blog/Site do prof. Donarte: textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões preferencialmente inéditos, de autoria do professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.


O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, observada a citação da fonte. Ver "©Copyright – Todos os direitos Reservados", logo abaixo:

Site

Visite o site do professor
O que o professor lê?

Últimas leituras
Conteúdos Específicos

Textos sobre Geografia física.

Textos sobre Geografia humana.

Dicas sobre o Vestibular.
Notas de Aula

Registro da Prática e Diário de Classe
Blogs dos Estudantes da Escola Porto Novo (2015 até hoje)

Blog dos alunos do projeto LIAU.

Blogs dos Estudantes do Colégio Marista Assunção (2010)

Blog dos alunos do 2º ano (221).

Blog dos alunos do 2º ano (221).
Blogs dos Estudantes do Colégio Marista Assunção (2008/2009)

Blog dos alunos do 5ª série (152).

Blog dos alunos do 8ª série (181).

Blog dos alunos do 8ª série (182).

Blog dos alunos do 1º Ano (211).

Blog dos alunos do 1º Ano (212).

Blog dos alunos do 2º Ano (221).

Blog dos alunos do 3º Ano (231).
Blogs dos Estudantes da Escola Maria Goretti (2006)

Blog dos alunos do1º Ano.

Blog dos alunos do2º Ano.

Blog dos alunos do3º Ano.
Blogs dos Estudantes da Escola Maria Goretti (2005)

Blog dos alunos do3º Ano.
Blogs e Sites que acompanho, verdadeiros mananciais

  • Prof. Dr. phil. Agemir Bavaresco (Revista Opinião Filosófica)


  • Prof. Dr. phil. Eduardo Luft.


  • Prof. Dr. phil. Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior.


  • Prof. Pedro Demo (blog novo)


  • Prof. Dr. phil. Ricardo Timm de Souza.


  • Prof. Dr. Rualdo Menegat.


  • Links

  • Água Bio
  • Água on-line
  • Águas, Brasil das
  • ANA
  • Água, Universidade da (2:o.k.)
  • Astronomia (Zênite)
  • BBC-Brasil
  • Canal Ciência
  • CAPES
  • Chaos Nonlinear Dynamics
  • Chaos on the Web
  • Defesa Civil RS 199
  • Edge-The Third Culture
  • EFE-Agência de Notícias (Brasil)
  • Embrapa
  • Expedição Trópico de Capricórnio
  • Fractal Geometry
  • Fepam
  • IBGE
  • Meio Ambiente on line
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
  • Observatório Nacional-ON
  • Organização dos Estados Americanos (OAS)
  • Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
  • Rep. Fed. do Brasil (oficial)
  • Revista Galileu
  • Scientific American-Brasil
  • Scientific Eletronic Library Online (SciELO)
  • Subaru Telescope
  • The Independent
  • Universidade da California (Condensed Matter Physics)
  • Textos Recentes

    Textos Antigos

    O Autor

    Nome:
    Donarte N. dos Santos Junior
    Residente em:
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Formação:
    - É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
    - É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
    Atuação Profissional:
    - Foi Técnico em Geoproce ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
    - É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
    Título da primeira dissertação de mestrado:
    “Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.

    Clique aqui para ler a dissertação

    Clique aqui para Ver currículo Lattes completo

    Mais sobre o autor
    O Autor no Facebook

    Curta a "Fan Page" do autor!!!

    O Autor no Twitter

    Siga o autor no Twitter!!!
    "E-Mail"

    Entre em contato com o autor
    Livro de Visitas

    Registre a sua visita neste blog :-)
    Número de Visitantes

    Free Blogger Templates

    BLOGGER

    © Copyright

    Todos os direitos Reservados.



    Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.


    É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida, com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.

    Free Blogger Templates

    BLOGGER

    Última atualização de "template", em:

    27 de fev., 2018.