"Dia da Pátria", entenda melhor
Hino idolatrado e incompreendido

Símbolo nacional ainda é pouco entendido pela maioria das pessoas

por FERNANDA MENEGHEL/ Santa Maria/Agência RBS

"O cara que proclamou a república gritou do outro lado que queria proclamar. Aí ouviram do Ipiranga". A frase é o entendimento de um aluno do 2º ano do Ensino Médio de uma escola de Santa Maria sobre a primeira estrofe do Hino Nacional, que reconta o episódio do grito da Independência. A confusão não é exclusividade dele. Hoje, dia em que se comemoram os 184 anos da Independência do Brasil, o símbolo máximo do patriotismo ainda é pouco entendido. Veja a seguir o significado de seus versos:

Entenda os versos

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Na primeira linha, a letra do hino menciona o Ipiranga. Esse é o nome de um rio (hoje córrego) que fica no bairro de mesmo nome na cidade de São Paulo. Foi às margens do Ipiranga que, simbolicamente, teria sido declarada a Independência do Brasil pelo então príncipe e herdeiro do trono de Portugal, dom Pedro.É justamente a independência o foco da primeira parte do hino. Seria uma tentativa de resgatar a idéia de uma nação que estaria se formando desde 1822. Os ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade) são uma referência para as idéias de igualdade, citadas na letra do hino.

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
“Nossos bosques têm mais vida”,
“Nossa vida” no teu seio “mais amores”.
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

O ufanismo era uma tendência forte na época da elaboração da letra do hino, mas o preconceito racial, fruto da escravidão dos negros, era um fato que o país preferia esconder. Exaltar as riquezas naturais do país foi a forma encontrada para alimentar o sentimento de amor à pátria e, de quebra, empurrar para baixo do tapete as vergonhas do preconceito racial.

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula
– Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Depois da proclamação da República, a bandeira se tornou um símbolo nacional. Ela buscava enaltecer ideais positivistas. As palavras Ordem e Progresso descrevem a sociedade idealizada por esta corrente. Os positivistas eram apenas um dos grupos que lutavam pelo poder depois da proclamação da República. Na divisão dos pães, eles acabaram ganhando o direito de expor suas idéias na bandeira.
  • A interpretação do contexto histórico do hino foi feito por Beatriz Teixeira Weber. Ela fez um estudo baseado no livro A Formação das Almas, de José Murilo de Carvalho. Beatriz é professora de história da Universidade Federal de Santa Maria
  • A letra do Hino Nacional foi extraída do site do Exército

A versão (como ficaria...)

Ouviram do Ipiranga as margens tranqüilas
De um povo heróico o grito estrondoso,
E o sol da liberdade, em raios reluzentes,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante
Se a prova dessa igualdade
Conseguimos conquistar com valentia,
Em teu seio, ó Liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio luminoso
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu bonito céu, alegre e claro,
A imagem da constelação do Cruzeiro do Sul se sobressai
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, destemido gigante,
E o teu futuro espelha esta grandeza
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos desta terra és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Deitado eternamente em berço grandioso,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Tu brilhas, ó Brasil, grande flor da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais graciosa
Teus alegres, lindos campos têm mais flores;
“Nossos bosques têm mais vida”,
“Nossa vida” em teu seio “mais amores”

Ó Pátria amada,
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
A bandeira que exibes estrelada,
E diga o verde-amarelo desta bandeira
– Paz no futuro e glória no passado
Mas, se for preciso lutar pela justiça,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Saiba o significado (dicionário...)

Ipiranga: riacho localizado em São Paulo, onde foi declarada a Independência do Brasil, por dom Pedro

Plácidas: serenas, tranqüilas, mansas, sossegadas

Brado: grito (o Grito do Ipiranga), clamor

Retumbante: que retumba, que reflete com estrondo, que ecoa, que ressoa

Fúlgidos: que têm fulgor, brilhantes, cintilantes

Penhor: garantia, segurança, prova, valor de uma coisa que dá direito a outra

Seio e peito: alma, interior, coração, âmago

Idolatrada: adorada, venerada

Vívido: que tem vivacidade, ardente, intenso, vivo, luminoso, brilhante, expressivo, significativo

Límpido: nítido, claro, limpo

Cruzeiro: a constelação do Cruzeiro do Sul

Resplandece: brilha muito, rutila, releva-se, sobressai

Impávido: que não tem medo ou pavor, destemido

Colosso: enorme, gigante, estátua descomunal

Espelha: retrata, reflete, deixa ver

Fulguras: brilhas, resplandeces

Florão: ornamentação de ouro e/ou pedras preciosas no centro de uma coroa

Garrida: alegre, brilhante, viva, elegante

Lábaro: bandeira (estandarte), a Bandeira Nacional (estrelada)

Verde-louro: verde-amarelo

Flâmula: bandeira

Clava forte: arma forte (a guerra)

(FONTE: Disponível em: ZERO HORA digital - Porto Alegre, 07 de setembro de 2006. Edição nº 14989 -. Acesso em: 07 set. 2006.)

posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ quinta-feira, setembro 07, 2006  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 


::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:

A Mitologia Grega...:

- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de Dodona. O termo significa ‘rápido.’

O Fernando Pessoa...:

- o seguinte poema do escritor português:


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. (Fernando Pessoa)



A antipatia a Nietzsche...:

- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...

A contra-argumentação aos céticos...:

- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez” (SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).

::::::::::::::::::::::::::::::::
 
Bem vindo(a) à "ARGO: Navegar é Preciso", Blog do Prof. Donarte!!!

Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.

O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.

Sobre isso, ver o "Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:

 
Dito isso, caro internauta faça um bom proveito do espaço!

ESTE BLOG

Leia a última publicação feita neste blog.

SIGA TAMBÉM!

Seja avisado de novas postagens!!
RSS FEED

Leia em seu RSS Feed reader!
SITE

Página do Professor!
NOTAS DE AULA

Registro da Prática e Diários de Classe.
MURAL

Visite o "Padlet"!
VIDEOAULAS

Canal do Youtube.
PODCASTS

Áudio Aulas no Spotify!.



Áudio Aulas no Podomatic!
FACEBOOK

Curta a "Fan Page" do autor!!!

TWITTER

Siga o autor no Twitter!!!
JORNADAS DE APRENDIZAGENS

Portfólio dos Alunos.
BIBLIOTECA

Livros e Apostilas.
O QUE O PROFESSOR LÊ?

Últimas leituras...



(Este espaço foi descontinuado)

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Geografia Física.



Geografia Humana.



Vestibular.
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO)

Turma 61 Geografia



Turma 62 Geografia



Turma 71 Geografia



Turma 72 Geografia



Turma 81 Geografia



Turma 82 Geografia



Turma 91 Geografia



Turma 92 Geografia



Turma 61 Iniciação Científica



Turma 62 Iniciação Científica



Turma 71 Iniciação Científica



Turma 72 Iniciação Científica



Turma 81 Iniciação Científica



Turma 82 Iniciação Científica



Turma 91 Iniciação Científica



Turma 92 Iniciação Científica



Projeto LIAU
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2010)

Blog dos alunos do 2º ano (221).

Blog dos alunos do 2º ano (221).
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009)

Blog dos alunos do 5ª série (152).

Blog dos alunos do 8ª série (181).

Blog dos alunos do 8ª série (182).

Blog dos alunos do 1º Ano (211).

Blog dos alunos do 1º Ano (212).

Blog dos alunos do 2º Ano (221).

Blog dos alunos do 3º Ano (231).
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2006)

Blog dos alunos do1º Ano.

Blog dos alunos do2º Ano.

Blog dos alunos do3º Ano.
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2005)

Blog dos alunos do3º Ano.
LINKS

  • Água on-line
  • Águas, Brasil das
  • ANA
  • Analog Cience Fiction
  • Água, Universidade da (2:o.k.)
  • Arco (Jornalismo Científico e Cultural (UFSM))
  • Asimov's Science Fiction:
  • Astronomia (Zênite)
  • BRICS
  • Canal Ciência
  • CAPES
  • Car and Driver: explore the latest public opinion about
  • Chaos Nonlinear Dynamics
  • Chaos on the Web
  • Ciência com Impacto (Promoção do Conhecimento Científico)
  • Ciência & Cultura (SBPC)
  • Ciência Hoje (Revista Eletrônica)
  • Ciência Hoje (Acervo da Revista)
  • Com Ciência (Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (Unicamp))
  • Cosmos
  • Darcy (Revista de Jornalismo Científico e Cultural da UNB)
  • Defesa Civil RS 199
  • Discover
  • Edge-The Third Culture
  • EFE-Agência de Notícias (Espanha)
  • Embrapa
  • Expedição Trópico de Capricórnio
  • Fantasy & Science Fiction: explore the latest public opinion about
  • Fractal Geometry
  • Fepam
  • Jornal da Ciência (SBPC)
  • Jornal da USP
  • IBGE
  • Mapas Mentais
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
  • National Geographic
  • National Park
  • Nature
  • New Scientist
  • Observatório Nacional-ON
  • ONU (Brasil)
  • Organização dos Estados Americanos (OAS)
  • Pesquisa (Revista FAPESP)
  • Psychology Today
  • Popular Mechanics
  • Popular Science
  • Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
  • Quantum Science and Engineering
  • Razão Inadequada (Produção de conteúdo independente sobre Filosofia)
  • Rep. Fed. do Brasil (oficial)
  • Revista Galileu
  • Science
  • Science News
  • Scientific American
  • Scientific Electronic Library Online (SciELO)
  • Smithsonian Magazine
  • Subaru Telescope
  • The Scientist: exploring life, inspiring innovation
  • The Independent
  • Universidade da California (Condensed Matter Physics)
  • TEXTOS RECENTES

  • Vencer! "Vem Ser!" (campeão!):
  • Em tempo...
  • Ambição.
  • Xixi justo!
  • Como pode um homem injusto dormir?
  • Mais e mais muros
  • Mundo duro!
  • O olha da águia
  • Vulcão em atividade na Ilha de Java
  • O Brasil e a "luta" contra a subnutrição
  • TEXTOS ANTIGOS
    O AUTOR

    Nome:
    Donarte N. dos Santos Junior
    Residente em:
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Formação:
    - É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
    - É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
    Atuação Profissional:
    - Foi Técnico em Geoproce ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
    - É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
    Título da primeira dissertação de mestrado:
    “Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.

    Clique aqui para ler a dissertação

    Clique aqui para Ver currículo Lattes completo

    Mais sobre o autor
    E-MAIL

    Entre em contato com o autor
    LIVRO DE VISITAS

    Registre a sua visita neste blog :-)
    © COPYRIGHT

    Todos os Direitos Reservados



    Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.


    É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida, com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.

    Nº DE VISITANTES
    Obs.: este contador foi iniciado em 22 de ago., 2024; antes disso, já se computavam 62.096 visualizações para este blog.
    ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESTE "TEMPLATE"
    07 de nov., 2024.


    Obs.: o Blog foi inaugurado no dia 18 de jul., 2005