|
O chocante choque entre gerações |
Hoje, dia 7 de junho de 2007, o presente autor, católico que é, participou da solenidade do Corpus Christi. A mencionada celebração trata-se de uma festa móvel do calendário litúrgico da Igreja Católica, e é comemorada, sempre, na primeira quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade. Porém, o objetivo da presente reflexão não é o de comentar acerca do Corpus Christi, mas sim, como se pode perceber pelo título, sobre gerações diferentes. O leitor deve estar se perguntando, qual a relação entre uma solenidade religiosa e a diversidade nas gerações. Então vejamos.
A procissão que encerra a festa de Corpus Christi era composta, em sua maioria, de idosos, uns já bem velhinhos, e, também, pessoas de meia idade. Jovens, muito poucos. A procissão, em Porto Alegre, deixa a Catedral Mãe de Deus e se dirige a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Uma verdadeira multidão acompanhou o Santíssimo Sacramento durante esse percurso. Após o término o autor, dirigindo-se de volta para casa, “desceu” a Rua Barros Cassal e qual não foi sua surpresa quando se deparou com outra multidão, dessa vez de jovens. Todos estavam às voltas do Bar Garagem Hermética, bebendo, tocando e cantando. Muitos sentados pelo chão, com copos de cerveja e vinho. Cigarros, também não faltavam. Enfim, numa distância de menos de 500m, entre a Avenida Independência e a Rua Barros Cassal podia-se perceber o chocante choque entre gerações que se dedi cam a coisas totalmente diversas. O sacro e o profano. O antagonismo entre o gosto pelo que é puro, e uma simpatia, própria dos jovens diriam alguns, pelo mundano. Quem presenciasse a cena constataria claramente uma coisa: os jovens que não estavam rezando, estavam bebendo e se “divertindo”. Os jovens que faltaram à procissão, à oração, deixando-a com uma média de idade muito elevada, abarrotavam bares como o supramencionado e outros do entorno. O presente autor termina afirmando que tais constatações merecem reflexão.
|
posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ quinta-feira, junho 07, 2007 |
|
|
|
::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:
A Mitologia
Grega...:
- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de
Dodona. O termo significa ‘rápido.’”
O
Fernando Pessoa...:
- o seguinte poema do escritor português:
A antipatia a Nietzsche...:
- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é
contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...
A contra-argumentação aos céticos...:
- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez”
(SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).
::::::::::::::::::::::::::::::::
|
|
|
Dito isso, caro internauta faça um bom proveito do espaço! |
|
ESTE BLOG |
Leia a última publicação feita neste blog.
|
SIGA TAMBÉM! |
Seja avisado de novas postagens!!
|
RSS FEED |
Leia em seu RSS Feed reader!
|
Bem vindo(a) à "ARGO: Navegar é Preciso", Blog do Prof. Donarte!!!
Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.
O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.
Sobre isso, ver o "Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:
SITE |
Página do Professor!
|
NOTAS DE AULA |
Registro da Prática e Diários de Classe.
|
MURAL |
Visite o "Padlet"!
|
VIDEOAULAS |
Canal do Youtube.
|
PODCASTS |
Áudio Aulas no Spotify!.
Áudio Aulas no Podomatic!
|
FACEBOOK |
Curta
a "Fan Page" do autor!!!
|
TWITTER |
Siga o autor no
Twitter!!!
|
JORNADAS DE APRENDIZAGENS |
Portfólio dos Alunos.
|
BIBLIOTECA |
Livros e Apostilas.
|
O QUE O PROFESSOR LÊ? |
Últimas leituras...
(Este espaço foi descontinuado)
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
Geografia Física.
Geografia Humana.
Vestibular.
|
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO) |
Turma 61
Geografia
Turma 62
Geografia
Turma 71
Geografia
Turma 72
Geografia
Turma 81
Geografia
Turma 82
Geografia
Turma 91
Geografia
Turma 92
Geografia
Turma 61
Iniciação Científica
Turma 62
Iniciação Científica
Turma 71
Iniciação Científica
Turma 72
Iniciação Científica
Turma 81
Iniciação Científica
Turma 82
Iniciação Científica
Turma 91
Iniciação Científica
Turma 92
Iniciação Científica
Projeto LIAU
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2010) |
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009) |
Blog
dos alunos do 5ª série (152).
Blog
dos alunos do 8ª série (181).
Blog
dos alunos do 8ª série (182).
Blog
dos alunos do 1º Ano (211).
Blog
dos alunos do 1º Ano (212).
Blog
dos alunos do 2º Ano (221).
Blog
dos alunos do 3º Ano (231).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2006) |
Blog
dos alunos do1º Ano.
Blog
dos alunos do2º Ano.
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2005) |
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
LINKS |
Água on-line
Águas, Brasil das
ANA
Analog Cience Fiction
Água, Universidade da (2:o.k.)
Arco (Jornalismo Científico e Cultural (UFSM))
Asimov's Science Fiction:
Astronomia (Zênite)
BRICS
Canal Ciência
CAPES
Car and Driver: explore the latest public opinion about
Chaos Nonlinear Dynamics
Chaos on the Web
Ciência com Impacto (Promoção do Conhecimento Científico)
Ciência & Cultura (SBPC)
Ciência Hoje (Revista Eletrônica)
Ciência Hoje (Acervo da Revista)
Com Ciência (Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (Unicamp))
Cosmos
Darcy (Revista de Jornalismo Científico e Cultural da UNB)
Defesa Civil RS 199
Discover
Edge-The Third Culture
EFE-Agência de Notícias (Espanha)
Embrapa
Expedição Trópico de Capricórnio
Fantasy & Science Fiction: explore the latest public opinion about
Fractal Geometry
Fepam
Jornal da Ciência (SBPC)
Jornal da USP
IBGE
Mapas Mentais
Ministério do Meio Ambiente
Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
National Geographic
National Park
Nature
New Scientist
Observatório Nacional-ON
ONU (Brasil)
Organização dos Estados Americanos (OAS)
Pesquisa (Revista FAPESP)
Psychology Today
Popular Mechanics
Popular Science
Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
Quantum Science and Engineering Razão Inadequada (Produção de conteúdo independente sobre Filosofia)
Rep. Fed. do Brasil (oficial)
Revista Galileu
Science
Science News
Scientific American
Scientific Electronic Library Online (SciELO)
Smithsonian Magazine
Subaru Telescope
The Scientist: exploring life, inspiring innovation
The Independent
Universidade da California (Condensed Matter Physics)
|
TEXTOS RECENTES |
Os "excelente" e perigoso "momento" financeiro atual.AGRADECIMENTOSConvite:Conhecimento e sabedoriaEarthlings Trailer“Exterminador do Futuro”?! De qual futuro estamos ...RedesTecnologia: “Exterminador do Futuro”?!Direitos humanos para robôs?!INTER, O MELHOR DO MUNDO!
|
TEXTOS ANTIGOS |
|
O AUTOR |
Nome:
Donarte N. dos Santos Junior
Residente em:
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Formação:
- É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
- É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
Atuação Profissional:
- Foi Técnico em Geoproce
ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
- É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
Título da primeira dissertação de mestrado:
“Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.
Clique aqui para ler a dissertação
Clique aqui para Ver currículo Lattes completo
Mais sobre o autor
|
E-MAIL |
Entre em contato com
o autor
|
LIVRO DE VISITAS |
Registre a sua visita neste blog :-)
|
© COPYRIGHT |
Todos os Direitos Reservados
Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem
original de onde foram retiradas as informações.
É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.
É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte,
apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.
Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida,
com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.
|
Nº DE VISITANTES |
Obs.: este contador foi iniciado em 22 de ago., 2024; antes disso, já se computavam 62.096 visualizações para este blog.
|
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESTE "TEMPLATE" |
07 de nov., 2024.
Obs.: o Blog foi inaugurado no dia 18 de jul., 2005
|
|