|
Tecnologia: “Exterminador do Futuro”?! |
Recentemente foi apresentada uma reflexão sobre os robôs e alguns dos aspectos acerca do futuro na relação entre humanos (criadores) e autômatos (criaturas). Cabe, ainda, aprofundar um pouco mais o assunto. Recentemente o cientista chefe do governo norte-americano (NASA), David King, elaborou um relatório de 270 páginas, onde são feitas projeções para o mundo dentro de, aproximadamente, 50 anos. Dentre as pérolas que se podem ler no relatório estão frases do tipo: "chineses andarão sobre a Lua”; “o mundo terá que ser dividido em blocos monetários depois de um choque de câmbio”; “robôs terão de votar".
Quanto às duas primeiras afirmações tudo certo. Ninguém, em sua normalidade, diria o contrário, sobretudo levando em consideração o crescimento da China e a interdependência econômica mundial atual. Mas quanto à terceira afirmação. O que poderíamos dizer? Vejamos o que nos diz Morin (2002), sobre a tecnologia e os robôs: “[...] domesticar a tecnologia ou se domesticado por ela? Parece uma utopia. A Internet é um sistema quase neurocerebral, sobretudo uma rede neurocerebral artificial. Para o planeta é um modo de comunicação maravilhoso, mas a Internet não é unicamente comunicação e informação, mas também computação, trabalho de computadores. Hoje se preparam computadores de nova geração, mais inteligentes. A inteligência dos computadores é limitada a indução, dedução, operadores de lógica ou investigação. Não tem sentimentos, alma. Mas a superioridade dos humanos é a mesma que a inferioridade dos humanos. A inferioridade dos humanos é ter sentimentos, que podem ser loucos. Pode ser muito simples, como uma loucura de amor. Percebe-se que a pessoa é maravilhosa, como Dom Quixote, alucinado. Também o amor e a paixão podem ajudar a entender a inteligência humana. Os computadores não têm paixão. A teoria diz que um autômato muito desenvolvido tem o poder de fazer a reprodução gráfica de si mesmo e a capacidade de produzir os instrumentos capazes de reproduzir a si mesmo segundo os planos de sua organização, deste modo podendo realizar a replicação dos computadores, dos robôs e dos autômatos. É algo possível. Há também o desenvolvimento das nanotecnologias, microfísicas, de pequenos grupos de atores que têm poderes ativos de pequenos robôs e com a possibilidade futura da reprodução em série, da auto-reprodução. Se existe a idéia da reprodução dos robôs, autômatos, computadores, então se comprova o poder gigante da tecnologia. É por essa razão que escrevi um artigo, há alguns meses, sobre “Por que o Futuro Não Necessita de Nós”. Porque neste momento os humanos serão inúteis. É o momento de liquidação dos humanos. (p. 55-56)
Alguns pontos, como se pode ver, da reflexão de Edgard são, de certo modo, assustadores. Como conceber um autômato se auto-reproduzindo? Como podemos permitir que máquinas tenham tamanha autonomia, a ponto de, diferentemente do que dizem muitos teóricos, terem uma pré-consciência de si mesmas? Quem assistiu o filme “Exterminador do Futuro” (The Terminator), sucesso do cinema e que contou com episódios I (1981), II (1991) e III (2003), pode lembrar do famoso argumento que dizia que a Skynet (um supercomputador) havia se tornado consciente e, agora, queria eliminar os humanos. Isso, segundo modernos pesquisadores, teoricamente, é possível. O “Exterminador do Futuro” pode ser uma realidade? Continuemos a refletir! Referências:MORIN, Edgard. As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente. Porto Alegre: 2ª. ed. Sulina/EDIPUCRS, 2002.
|
posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ sábado, dezembro 23, 2006 |
|
|
|
::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:
A Mitologia
Grega...:
- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de
Dodona. O termo significa ‘rápido.’”
O
Fernando Pessoa...:
- o seguinte poema do escritor português:
A antipatia a Nietzsche...:
- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é
contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...
A contra-argumentação aos céticos...:
- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez”
(SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).
::::::::::::::::::::::::::::::::
|
|
|
Dito isso, caro internauta faça um bom proveito do espaço! |
|
ESTE BLOG |
Leia a última publicação feita neste blog.
|
SIGA TAMBÉM! |
Seja avisado de novas postagens!!
|
RSS FEED |
Leia em seu RSS Feed reader!
|
Bem vindo(a) à "ARGO: Navegar é Preciso", Blog do Prof. Donarte!!!
Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.
O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.
Sobre isso, ver o "Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:
SITE |
Página do Professor!
|
NOTAS DE AULA |
Registro da Prática e Diários de Classe.
|
MURAL |
Visite o "Padlet"!
|
VIDEOAULAS |
Canal do Youtube.
|
PODCASTS |
Áudio Aulas no Spotify!.
Áudio Aulas no Podomatic!
|
FACEBOOK |
Curta
a "Fan Page" do autor!!!
|
TWITTER |
Siga o autor no
Twitter!!!
|
JORNADAS DE APRENDIZAGENS |
Portfólio dos Alunos.
|
BIBLIOTECA |
Livros e Apostilas.
|
O QUE O PROFESSOR LÊ? |
Últimas leituras...
(Este espaço foi descontinuado)
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
Geografia Física.
Geografia Humana.
Vestibular.
|
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO) |
Turma 61
Geografia
Turma 62
Geografia
Turma 71
Geografia
Turma 72
Geografia
Turma 81
Geografia
Turma 82
Geografia
Turma 91
Geografia
Turma 92
Geografia
Turma 61
Iniciação Científica
Turma 62
Iniciação Científica
Turma 71
Iniciação Científica
Turma 72
Iniciação Científica
Turma 81
Iniciação Científica
Turma 82
Iniciação Científica
Turma 91
Iniciação Científica
Turma 92
Iniciação Científica
Projeto LIAU
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2010) |
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009) |
Blog
dos alunos do 5ª série (152).
Blog
dos alunos do 8ª série (181).
Blog
dos alunos do 8ª série (182).
Blog
dos alunos do 1º Ano (211).
Blog
dos alunos do 1º Ano (212).
Blog
dos alunos do 2º Ano (221).
Blog
dos alunos do 3º Ano (231).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2006) |
Blog
dos alunos do1º Ano.
Blog
dos alunos do2º Ano.
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2005) |
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
LINKS |
Água on-line
Águas, Brasil das
ANA
Analog Cience Fiction
Água, Universidade da (2:o.k.)
Arco (Jornalismo Científico e Cultural (UFSM))
Asimov's Science Fiction:
Astronomia (Zênite)
BRICS
Canal Ciência
CAPES
Car and Driver: explore the latest public opinion about
Chaos Nonlinear Dynamics
Chaos on the Web
Ciência com Impacto (Promoção do Conhecimento Científico)
Ciência & Cultura (SBPC)
Ciência Hoje (Revista Eletrônica)
Ciência Hoje (Acervo da Revista)
Com Ciência (Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (Unicamp))
Cosmos
Darcy (Revista de Jornalismo Científico e Cultural da UNB)
Defesa Civil RS 199
Discover
Edge-The Third Culture
EFE-Agência de Notícias (Espanha)
Embrapa
Expedição Trópico de Capricórnio
Fantasy & Science Fiction: explore the latest public opinion about
Fractal Geometry
Fepam
Jornal da Ciência (SBPC)
Jornal da USP
IBGE
Mapas Mentais
Ministério do Meio Ambiente
Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
National Geographic
National Park
Nature
New Scientist
Observatório Nacional-ON
ONU (Brasil)
Organização dos Estados Americanos (OAS)
Pesquisa (Revista FAPESP)
Psychology Today
Popular Mechanics
Popular Science
Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
Quantum Science and Engineering Razão Inadequada (Produção de conteúdo independente sobre Filosofia)
Rep. Fed. do Brasil (oficial)
Revista Galileu
Science
Science News
Scientific American
Scientific Electronic Library Online (SciELO)
Smithsonian Magazine
Subaru Telescope
The Scientist: exploring life, inspiring innovation
The Independent
Universidade da California (Condensed Matter Physics)
|
TEXTOS RECENTES |
Direitos humanos para robôs?!INTER, O MELHOR DO MUNDO!Ideologia e incoerênciaIdeologia tem cronologia?!Conhecimentos de localizaçãoGlobalização e Internet: o local e o globalMetamorfização da OposiçãoOposição à oposiçãoPlutão "rebaixado"?!Eclipse Solar
|
TEXTOS ANTIGOS |
|
O AUTOR |
Nome:
Donarte N. dos Santos Junior
Residente em:
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Formação:
- É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
- É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
Atuação Profissional:
- Foi Técnico em Geoproce
ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
- É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
Título da primeira dissertação de mestrado:
“Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.
Clique aqui para ler a dissertação
Clique aqui para Ver currículo Lattes completo
Mais sobre o autor
|
E-MAIL |
Entre em contato com
o autor
|
LIVRO DE VISITAS |
Registre a sua visita neste blog :-)
|
© COPYRIGHT |
Todos os Direitos Reservados
Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem
original de onde foram retiradas as informações.
É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.
É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte,
apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.
Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida,
com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.
|
Nº DE VISITANTES |
Obs.: este contador foi iniciado em 22 de ago., 2024; antes disso, já se computavam 62.096 visualizações para este blog.
|
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESTE "TEMPLATE" |
07 de nov., 2024.
Obs.: o Blog foi inaugurado no dia 18 de jul., 2005
|
|