1º semestre – rápida análise: uma “olhadela” para trás para poder olhar para frente!
O semestre terminou. Ao final do mesmo sempre é bom darmos uma “olhadela” para trás. Digo “olhadela” porque é só isso que convém, uma simples e rápida “olhadela”. Se ficarmos olhando muito, corremos o risco de arrependermo-nos demasiadamente de algo ou contemplarmos com satisfação narcisista nossos feitos. Em ambos os casos, ficaríamos presos a um passado que, na melhor das hipóteses, só serve para que, a partir dele, projetemos o futuro e/ou nos resguardemos de cometermos os mesmos erros.

Sempre gostei muito da imagem do deus romano Jano, que tem duas faces; uma voltada para trás, para o passado; e outra voltada para frente, para o futuro. Assim, embora não seja janeiro (que vem de Jano), quero olhar para trás para poder olhar para frente. Faço isso, porém, considerando a face do passado de Jano, menor, diminuída em importância, pois o que está por vir é sempre maior e melhor – quero crer!

Divido minha vida em várias esferas; dimensões especiais para o meu viver. São elas: I – o estudo, II – o trabalho (PUC (pesquisa) e Assunção (educação)), III – a afetividade (família, namorada, amigos) e IV – o espiritual (minha comunidade, a Ars Dei e minha vida espiritual particular). Nesta análise, porém, falarei somente acerca da primeira esfera, o estudo – creio que será mais edificante para o leitor.
Obs.: É que na verdade tenho dificuldade de escrever para todo mundo ler (Internet é o mundo todo) especificamente sobre a minha vida profissional e afetiva. Mas posso garantir que essas esferas me deram enormes alegrias durante o semestre passado: PUC (superiores, colegas, estagiários e bolsistas), Assunção (professores e alunos), família, namorada e amigos: muito obrigado pelo semestre! Espero também tê-los alegrado!


Mas voltemos ao que, penso eu, contribuirá mais com as pessoas:


MESTRADO: foram cinco disciplinas cursadas ao longo das manhãs e tardes das quartas e quintas-feiras, todas as semanas.


Na disciplina da manhã de quarta-feira, com o Dr. Ullmann, elaborei um artigo de 11 páginas que faz uma reflexão perpassando as cosmogonias gregas, a Filosofia da Natureza e algumas questões relacionadas ao atomismo epicurista e ao estoicismo, concluindo sob uma ótica schelliniana (novamente Filosofia da Natureza). A nota final em tal disciplina foi 9,0 (nove), sendo que o professor aconselha a publicação do texto, com algumas correções, é obvio! Tais correções serão feitas nesse próximo semestre.


Na segunda disciplina da manhã de quarta-feira, com o Dr. Draiton, elaborei o projeto de dissertação. Apresentei, então, um texto de 17 páginas, nas quais, proponho como será a pesquisa que pretende versar sobre “O Conceito de Espaço na Estética Transcendental de Kant e na Filosofia da Natureza de Hegel.”. Nota nesta disciplina: 9,5!


Na disciplina da tarde de quarta-feira, intitulada “Conhecimento e Linguagem 21: A Lógica de Hegel: da essência ao conceito”, com o professor Dr. Eduardo Luft (meu orientador), elaborei um texto de 14 páginas, nas quais defendo algumas aproximações pouco usuais entre o conceito de Schein, em Hegel, e alguns mo(vi)mentos presente na Natureza, tais como, a convecção, as explosões (fogos de artifício, especificamente) e as redes (neurais, geográficas, etc.). Esta foi, certamente, a disciplina mais difícil para mim. Houve dias que eu saí da sala de aula tonto, muito tonto, para dizer a verdade. Tamanho era o esforço despendido para entender a Lógica de Hegel; obra estudada ao longo do curso. Nota final!?: 8,5 – é que o professor é exigente (risos); e o texto fraco, receio (sorriso)...


A primeira disciplina da manhã de quinta-feira foi ministrada pelo Dr. Souza, o humaníssimo humanista professor Ricardo Timm de Souza! Nela, tratamos dos absurdos que ocorrem em nossa sociedade; tão absurdos que passam a ser encarados com normalidade! Tudo isso foi feito tendo como ponto de partida a literatura de Franz Kafka! Foi fabuloso! Aprendemos que Kafka é tudo, menos uma leitura a ser feita para espairecer... Kafka é menos ainda uma literatura a ser considerada como fantástica. Kafka é, concluímos, entre outras coisas, o crítico que denuncia a sociedade pós-moderna que sela e lacra a fala com ditos e dizeres totalitários e indubitáveis, desde sempre incontestáveis e dados. Foi incrível, tão incrível que muito pouco eu poderia escrever sobre isso neste blog; o melhor seria conversar com o leitor acerca de.


Na disciplina do professor Dr. Timm, propus-me o desafio de escrever um artigo – havia duas opções: ou se escrevia um artigo, que deveria ser denso, ou se apresentava um trabalho oral, mais simples. Optei pelo mais difícil – masoquista é assim mesmo! Então, elaborei um texto de 15 páginas onde analiso, sob uma perspectiva aproximativa e comparativa, partes do romance Grandes Esperanças de Charles Dickens (escritor que eu amo – e esse é mesmo o termo: amo!) e partes do romance O Veredicto de Franz Kafka (que eu aprendi a respeitar e entender). Tentei fazer isso com base em teóricos da área, especialmente o próprio Dr. Timm (que tem vasta produção na área. Recomendo especialmente: SOUZA, Ricardo Timm de. Metamorfose e extinção – sobre Kafka e a patologia do tempo. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.). Finalizei o artigo com a categoria ética da dignidade humana (categoria/ conceito altamente plurívoco).


Partilho que quando comecei a fazer o texto estava confiante. No meio do processo, no entanto, passei da confiança ao temor, e, do temor, ao desespero! Emaranhei-me numa mata filosófica tão densa que pensei que nunca mais iria sair. Aliás, só saí porque pensei! Tive de pensar e pensar muito para concluir o texto, e, à medida que isso foi acontecendo, fui ficando mais calmo. A nota final foi 10,0 (dez!). Fiquei muito, mas muito feliz, e, até agora, estou curiosíssimo para saber qual é a opinião do professor acerca do artigo – semestre que vem certamente falarei com ele.


A última disciplina cursada ao longo das semanas deste semestre – tardes de quintas-feiras – e intitulada “Filosofia da Ciência”, foi também ministrada pelo meu orientador, o prof. Dr. Eduardo Luft. Nela, também optei por fazer um artigo mais denso. Assim, apresentei um texto de 18 páginas que fala sobre as contendas entre Rudolf Carnap e Willard Van Orman Quine, ou seja, o texto vasculha as chamadas tese intensionalista e tese extensionalista. Foi onde obtive menor nota: 8,0. Mas há uma série de explicações para isso (todas elas fracas): (i) este tipo de texto não é nenhuma novidade (embora um texto sempre tenha algo para acrescentar à ciência e à filosofia), já há bastante coisa escrita sobre isso. (ii) foi um artigo de “fôlego”, como chama o PPG da PUC, e, portanto, foi avaliado como tal – e eu, a bem da verdade, fugi do tema “Filosofia da Ciência”. (iii) O professor, acabei descobrindo de uma vez por todas, é ex-tre-ma-men-te exigente... O Dr. Luft é exigente mesmo, bastou eu ver a nota dos outros colegas – o que não vem absolutamente ao caso, mas o fato é que as outras notas também não foram assim tão altas; e isso nas duas disciplinas ministradas por ele. Mas todas estas explicações dadas aqui são fracas, e esta última em especial. A verdade é que houve gente que tirou 10,0 (dez) – nas duas disciplinas dele! Isso encaminha de volta à segunda explicação (que se torna forte): eu fugi mesmo do tema e o texto, embora denso, não ficou lá muito bom...


Ao final do semestre, então, olhando rapidamente para o passado percebo que ele foi singular – como todas as etapas de nossa vida o são, embora não nos apercebamos disso.


Foi singular porque pela primeira vez em minha vida escrevi tanto sobre tanta coisa – foram 75 páginas versando sobre Filosofia da Natureza, estoicismo, epicurismo, atomismo, ética, dignidade humana, o dito e o dizer, Dickens e Kafka, o conceito de Schein em Hegel, dialética, Filosofia da Ciência, as teses extensionalista e intensionalista de Quine e Carnap e um projeto que propõe a pesquisa da evolução do conceito de Espaço em Kant e Hegel. Ufa! É por isso que eu estou mu-i-to, mas mu-i-to cansado! Obs.: lembrem-se que existem as outras esferas, as quais são extremamente exigentes e nas quais eu também tive ótimo desempenho – quero crer, ao menos (risos).


Agora posso olhar para frente!


Mas antes um pequeno descanso... Será que em uma semana eu me recupero?! Aff!
posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ sábado, julho 25, 2009  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 


::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:

A Mitologia Grega...:

- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de Dodona. O termo significa ‘rápido.’

O Fernando Pessoa...:

- o seguinte poema do escritor português:


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. (Fernando Pessoa)



A antipatia a Nietzsche...:

- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...

A contra-argumentação aos céticos...:

- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez” (SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).

::::::::::::::::::::::::::::::::
 
Bem vindo(a) à "ARGO: Navegar é Preciso", Blog do Prof. Donarte!!!

Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.

O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.

Sobre isso, ver o "Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:

 
Dito isso, caro internauta faça um bom proveito do espaço!

ESTE BLOG

Leia a última publicação feita neste blog.

SIGA TAMBÉM!

Seja avisado de novas postagens!!
RSS FEED

Leia em seu RSS Feed reader!
SITE

Página do Professor!
NOTAS DE AULA

Registro da Prática e Diários de Classe.
MURAL

Visite o "Padlet"!
VIDEOAULAS

Canal do Youtube.
PODCASTS

Áudio Aulas no Spotify!.



Áudio Aulas no Podomatic!
FACEBOOK

Curta a "Fan Page" do autor!!!

TWITTER

Siga o autor no Twitter!!!
JORNADAS DE APRENDIZAGENS

Portfólio dos Alunos.
BIBLIOTECA

Livros e Apostilas.
O QUE O PROFESSOR LÊ?

Últimas leituras...



(Este espaço foi descontinuado)

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Geografia Física.



Geografia Humana.



Vestibular.
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO)

Turma 61 Geografia



Turma 62 Geografia



Turma 71 Geografia



Turma 72 Geografia



Turma 81 Geografia



Turma 82 Geografia



Turma 91 Geografia



Turma 92 Geografia



Turma 61 Iniciação Científica



Turma 62 Iniciação Científica



Turma 71 Iniciação Científica



Turma 72 Iniciação Científica



Turma 81 Iniciação Científica



Turma 82 Iniciação Científica



Turma 91 Iniciação Científica



Turma 92 Iniciação Científica



Projeto LIAU
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2010)

Blog dos alunos do 2º ano (221).

Blog dos alunos do 2º ano (221).
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009)

Blog dos alunos do 5ª série (152).

Blog dos alunos do 8ª série (181).

Blog dos alunos do 8ª série (182).

Blog dos alunos do 1º Ano (211).

Blog dos alunos do 1º Ano (212).

Blog dos alunos do 2º Ano (221).

Blog dos alunos do 3º Ano (231).
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2006)

Blog dos alunos do1º Ano.

Blog dos alunos do2º Ano.

Blog dos alunos do3º Ano.
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2005)

Blog dos alunos do3º Ano.
LINKS

  • Água on-line
  • Águas, Brasil das
  • ANA
  • Analog Cience Fiction
  • Água, Universidade da (2:o.k.)
  • Arco (Jornalismo Científico e Cultural (UFSM))
  • Asimov's Science Fiction:
  • Astronomia (Zênite)
  • BRICS
  • Canal Ciência
  • CAPES
  • Car and Driver: explore the latest public opinion about
  • Chaos Nonlinear Dynamics
  • Chaos on the Web
  • Ciência com Impacto (Promoção do Conhecimento Científico)
  • Ciência & Cultura (SBPC)
  • Ciência Hoje (Revista Eletrônica)
  • Ciência Hoje (Acervo da Revista)
  • Com Ciência (Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (Unicamp))
  • Cosmos
  • Darcy (Revista de Jornalismo Científico e Cultural da UNB)
  • Defesa Civil RS 199
  • Discover
  • Edge-The Third Culture
  • EFE-Agência de Notícias (Espanha)
  • Embrapa
  • Expedição Trópico de Capricórnio
  • Fantasy & Science Fiction: explore the latest public opinion about
  • Fractal Geometry
  • Fepam
  • Jornal da Ciência (SBPC)
  • Jornal da USP
  • IBGE
  • Mapas Mentais
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
  • National Geographic
  • National Park
  • Nature
  • New Scientist
  • Observatório Nacional-ON
  • ONU (Brasil)
  • Organização dos Estados Americanos (OAS)
  • Pesquisa (Revista FAPESP)
  • Psychology Today
  • Popular Mechanics
  • Popular Science
  • Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
  • Quantum Science and Engineering
  • Razão Inadequada (Produção de conteúdo independente sobre Filosofia)
  • Rep. Fed. do Brasil (oficial)
  • Revista Galileu
  • Science
  • Science News
  • Scientific American
  • Scientific Electronic Library Online (SciELO)
  • Smithsonian Magazine
  • Subaru Telescope
  • The Scientist: exploring life, inspiring innovation
  • The Independent
  • Universidade da California (Condensed Matter Physics)
  • TEXTOS RECENTES

  • o que está por trás!?
  • I believe in the Truth!
  • EDUCAÇÃO 3
  • EDUCAÇÃO 2
  • EDUCAÇÃO 1
  • A propósito, e a Amazônia?!
  • Ainda sobre heróis, anti-heróis e ideologias
  • Os vilões que viram heróis
  • Em tempo: crítica ao filme Jumper!
  • Juventude, atualidade e santidade!
  • TEXTOS ANTIGOS
    O AUTOR

    Nome:
    Donarte N. dos Santos Junior
    Residente em:
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Formação:
    - É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
    - É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
    Atuação Profissional:
    - Foi Técnico em Geoproce ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
    - É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
    Título da primeira dissertação de mestrado:
    “Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.

    Clique aqui para ler a dissertação

    Clique aqui para Ver currículo Lattes completo

    Mais sobre o autor
    E-MAIL

    Entre em contato com o autor
    LIVRO DE VISITAS

    Registre a sua visita neste blog :-)
    © COPYRIGHT

    Todos os Direitos Reservados



    Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.


    É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida, com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.

    Nº DE VISITANTES
    Obs.: este contador foi iniciado em 22 de ago., 2024; antes disso, já se computavam 62.096 visualizações para este blog.
    ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESTE "TEMPLATE"
    07 de nov., 2024.


    Obs.: o Blog foi inaugurado no dia 18 de jul., 2005