Partilho com os leitores deste blog o importante e obrigatório documento digital abaixo. Agradecimentos ao Ir. Edison Hüttner que mandou o E-Mail divulgando:
"Lançamento de obra na PUCRS: Séculos Indígenas no Brasil 2ª Edição
Séculos Indígenas no Brasil: Catálogo Descritivo de Imagens é obra de cultura nacional, reconhecida como “O Étnico Brasileiro”, um manancial inesgotável para a compreensão da majestosa árvore da formação do povo brasileiro, cuja seiva perpassa a tradição milenar das etnias indígenas, palpitando em suas raízes. A obra mostra o índio brasileiro, a manifestação de seus pensadores, de ontem e de hoje, através de conteúdo multidisciplinar profundo e didático. Todos nós precisamos de imagens, da imagem real, para organizar e dar significado ao espaço onde vivemos. Cada foto e gesto desta obra é uma chave entrando na fechadura, símbolo de reação imediata, da visibilização papável, recolocação do ícone no mosaico da identidade da nação brasileira, da indigedade americana e latino-americana; todo nós criamos modelos para ver o mundo ao nosso redor, ele mesmo, repleto de informações, crenças, preconceitos, possibilidades, escondido, e suas metáforas. Depende do ângulo que escolhemos para ver o mundo, da imagem que acreditamos, mediadora, seu verdadeiro nome, no quadro onde nós mesmo nos vemos... e deixar a imaginação voar. A imagem e a voz dos povos indígenas alcançam a compreensão do mundo onde habitamos.
O livro foi lançado pela primeira vez em 2008 na Fundação Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, em versão impressa (2.000) exemplares e em versão on-line gratuita. A obra em sua segunda edição trás ao público um acervo de fotos e 45 horas de filmagens, distribuídas em 31 fitas de vídeo, sobre a realidade dos povos indígenas, suas paisagens, tradições e costumes, em 12 Estados do Brasil e Distrito Federal. Frank Coe, Álvaro Tucano e sua equipe percorreram mais de 30.000 km. A obra foi lançada na Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS no dia 18 de novembro do corrente ano com a presença do Reitor Joaquim Clotet, autoridades, alunos, professores e equipe do projeto “Séculos Indígenas no Brasil”, tendo a mesma tiragem e disponibilidade de acesso gratuito on-line. A Biblioteca será a primeira instituição no País a receber o kit em DVDs - E, demais são: Fundação Nacional do Índio (Funai), Centro Técnico do Audiovisual/Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Fundação Darcy Ribeiro.
A obra organizada por Frank Coe, André Ramos e Édison Hüttner é uma realização: Karioka Multimédia, Fundação Darcy Ribeiro, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Indígena, Sociedade Indígena Nheengatu. Tem o patrocínio: Eletrobras, Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, Fundo Nacional de Cultura (Ministério da Cultura). Apoio na transformação das filmagens em Betacam SPTM para DVD foi realizada pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos/PUCRS). Os livros impressos foram doados gratuitamente à comunidades indígenas, universidades, bibliotecas públicas e outras instituições; a divulgação on-line gratuita atingiu mais de 1.300.00 acessos através de seu endereço eletrônico.
A obra Séculos Indígenas no Brasil em versão on-line (e-book), com design inédito, chega em boa hora ao efervescente interesse pelo saber dos povos indígenas do Brasil. Em versão on-line é possível contemplar toda a obra, bem como a utilização de seu conteúdo:
O e-book pode ser acessado gratuitamente - sem fins comerciais e citado de acordo com os Dados Internacionais de Catalogação:
a) Pode ser lincado em sites;
b) Autorizado para ser lincado e registrado em catálogos de bibliotecas;
c) É permitido sua divulgação.
A presente obra é endereçada: às secretarias de educação estadual e municipal e organizações de ensino privado (Ensino Médio e Fundamental); para as aldeias indígenas (líderes, professores e estudantes) e aos indígenas universitário; para estudantes, pesquisadores e professores das universidades; aos mais diversos grupos de interesse pela promoção dos indígenas do Brasil.
Edison Hüttner"
|