|
Filosofia e Geografia |
Quando estudamos a história da ciência e do conhecimento humano, percebemos que houve um verdadeiro retrocesso na Idade Média, em especial no período que alguns historiadores preferem chamar de Idade das Sombras ou Trevas. Naquele momento histórico, muito pouco ou praticamente nada evoluiu a ciência e o pensamento humano. Espantamo-nos quando estudamos um passado mais longínquo, alcançando os gregos e vendo que tal civilização já tinha respostas para muitas perguntas. Eram os antigos filósofos; homens preocupados, admirados com o mundo que os circundava, ávidos por entender o cosmos[1]. Respostas eram necessárias aos gregos e eles as buscavam com toda a sua capacidade lógica, com a força da inteligência, em fim, com o intelecto. Muitas respostas encontradas pelos gregos com o passar dos anos descobriram-se falsas e fantasiosas, já outras foram totalmente verdadeiras, porém esquecidas ou desconsideradas, séculos mais tarde. Uma pena visto que para a humanidade representou, como já citado, um retrocesso. Estuda-se em Geografi a que o conhecimento geográfico do tempo dos gregos não pode ser considerado científico, e sim, “conhecimento empírico”; algo que vinha da experiência, da observação, dos sentidos. Quando estabelecemos o conhecimento dos gregos nesse nível deveríamos lembrar que aquele conhecimento não era baseado nos modernos métodos atuais. Analisar a “ciência” grega à luz da nossa é, em nosso entendimento, equivocado. Cabe lembrar, ainda, que havia, nos gregos, a preocupação em transformar o conhecimento do “doxa” (conhecimento ou saber comum, popular) em “espsiteme” (conhecimento ou saber mais elevado, elaborado). Deste último termo provém nossa famosa palavra “epistemologia”, termo de origem grega que busca o porquê de uma ciência, a razão, a intenção, ou ainda, o lastro cientifico no qual assenta-se. Disso tudo emergem algumas questões: - Os gregos não possuíam métodos científicos próprios? - Não havia uma forma de confirmarem suas observações e comprová-las? Para respondermos essas questões nos valeremos de um caso muito famoso; o caso do filósofo Eratóstenes. Através desse fato histórico pretendemos mostrar que os gregos certamente utilizavam-se de alguns métodos científicos que, embora rudimentares, revelavam muito de sua capacidade intuitiva. “Não se sabe exatamente quando o homem descobriu que a Terra era redonda. Os antigos gregos, observando a sombra da Terra na Lua durante os eclipses, já tinham certeza da esfericidade de nosso planeta. O desaparecimento gradativo de embarcações que se distanciavam no horizonte do mar também fornecia argumentos aos defensores dessa idéia. Eratóstenes (276 – 194 a. C.), filósofo [...] foi o primeiro a calcular, há mais de 2000 anos, com uma precisão impressionante para a época, a circunferência da Terra. Ao ler um papiro na Biblioteca de Alexandria, no Egito, da qual era diretor, ele descobriu que na cidade de Siena (localizada ao sul, no vale do Nilo), ao meio dia do solstício de verão, os raios de sol incidiam no fundo de um poço, portanto perpendicularmente, sem formar sombras. Eratóstenes resolveu, então, medir no mesmo dia e horário, em Alexandria, o ângulo formado entre os raios solares (que ali não eram perpendiculares) e uma estaca. Sabendo que a distância entre as duas cidades era de aproximadamente de 5000 estádios (cerca de 900Km), ele supôs que a circunferência da Terra seria igual a essa distância multiplicada por 360o (360 graus) e dividida pelo ângulo de incidência dos raios solares medido em Alexandria, que era aproximadamente 7o . A diferença entre a circunferência calculada por Eratóstenes e a determinada hoje, com o auxílio de métodos muito mais precisos, é bem pequena. Eratóstenes encontrou 46.250 km, apenas 6.174 km para mais do que o sabido hoje (40.076 km).”[1] Cosmos do grego mundo.
(adaptado de: MOREIRA, João Carlos. “Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização / João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene”. São Paulo: Scipione, 2004 p. 15). |
posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ quarta-feira, dezembro 28, 2005 |
|
|
|
::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:
A Mitologia
Grega...:
- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de
Dodona. O termo significa ‘rápido.’”
O
Fernando Pessoa...:
- o seguinte poema do escritor português:
A antipatia a Nietzsche...:
- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é
contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...
A contra-argumentação aos céticos...:
- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez”
(SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).
::::::::::::::::::::::::::::::::
|
|
|
Dito isso, caro internauta faça um bom proveito do espaço! |
|
ESTE BLOG |
Leia a última publicação feita neste blog.
|
SIGA TAMBÉM! |
Seja avisado de novas postagens!!
|
RSS FEED |
Leia em seu RSS Feed reader!
|
Bem vindo(a) à "ARGO: Navegar é Preciso", Blog do Prof. Donarte!!!
Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.
O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.
Sobre isso, ver o "Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:
SITE |
Página do Professor!
|
NOTAS DE AULA |
Registro da Prática e Diários de Classe.
|
MURAL |
Visite o "Padlet"!
|
VIDEOAULAS |
Canal do Youtube.
|
PODCASTS |
Áudio Aulas no Spotify!.
Áudio Aulas no Podomatic!
|
FACEBOOK |
Curta
a "Fan Page" do autor!!!
|
TWITTER |
Siga o autor no
Twitter!!!
|
JORNADAS DE APRENDIZAGENS |
Portfólio dos Alunos.
|
BIBLIOTECA |
Livros e Apostilas.
|
O QUE O PROFESSOR LÊ? |
Últimas leituras...
(Este espaço foi descontinuado)
|
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS |
Geografia Física.
Geografia Humana.
Vestibular.
|
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO) |
Turma 61
Geografia
Turma 62
Geografia
Turma 71
Geografia
Turma 72
Geografia
Turma 81
Geografia
Turma 82
Geografia
Turma 91
Geografia
Turma 92
Geografia
Turma 61
Iniciação Científica
Turma 62
Iniciação Científica
Turma 71
Iniciação Científica
Turma 72
Iniciação Científica
Turma 81
Iniciação Científica
Turma 82
Iniciação Científica
Turma 91
Iniciação Científica
Turma 92
Iniciação Científica
Projeto LIAU
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2010) |
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
Blog
dos alunos do 2º ano (221).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009) |
Blog
dos alunos do 5ª série (152).
Blog
dos alunos do 8ª série (181).
Blog
dos alunos do 8ª série (182).
Blog
dos alunos do 1º Ano (211).
Blog
dos alunos do 1º Ano (212).
Blog
dos alunos do 2º Ano (221).
Blog
dos alunos do 3º Ano (231).
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2006) |
Blog
dos alunos do1º Ano.
Blog
dos alunos do2º Ano.
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2005) |
Blog
dos alunos do3º Ano.
|
LINKS |
Água on-line
Águas, Brasil das
ANA
Analog Cience Fiction
Água, Universidade da (2:o.k.)
Arco (Jornalismo Científico e Cultural (UFSM))
Asimov's Science Fiction:
Astronomia (Zênite)
BRICS
Canal Ciência
CAPES
Car and Driver: explore the latest public opinion about
Chaos Nonlinear Dynamics
Chaos on the Web
Ciência com Impacto (Promoção do Conhecimento Científico)
Ciência & Cultura (SBPC)
Ciência Hoje (Revista Eletrônica)
Ciência Hoje (Acervo da Revista)
Com Ciência (Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (Unicamp))
Cosmos
Darcy (Revista de Jornalismo Científico e Cultural da UNB)
Defesa Civil RS 199
Discover
Edge-The Third Culture
EFE-Agência de Notícias (Espanha)
Embrapa
Expedição Trópico de Capricórnio
Fantasy & Science Fiction: explore the latest public opinion about
Fractal Geometry
Fepam
Jornal da Ciência (SBPC)
Jornal da USP
IBGE
Mapas Mentais
Ministério do Meio Ambiente
Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
National Geographic
National Park
Nature
New Scientist
Observatório Nacional-ON
ONU (Brasil)
Organização dos Estados Americanos (OAS)
Pesquisa (Revista FAPESP)
Psychology Today
Popular Mechanics
Popular Science
Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
Quantum Science and Engineering Razão Inadequada (Produção de conteúdo independente sobre Filosofia)
Rep. Fed. do Brasil (oficial)
Revista Galileu
Science
Science News
Scientific American
Scientific Electronic Library Online (SciELO)
Smithsonian Magazine
Subaru Telescope
The Scientist: exploring life, inspiring innovation
The Independent
Universidade da California (Condensed Matter Physics)
|
TEXTOS RECENTES |
Geógrafo quando sai de férias, pesquisa!Globalização está em todos os lugares?Feliz Natal e um Próspero 2006!!!Ainda falta muito...Analfabetismo geográficoSistema Kanban:Economias de TransiçãoDesigualdades na distribuição da renda e conquista...Energia Solar.Vestibular aplica provas no Estado
|
TEXTOS ANTIGOS |
|
O AUTOR |
Nome:
Donarte N. dos Santos Junior
Residente em:
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Formação:
- É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
- É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
Atuação Profissional:
- Foi Técnico em Geoproce
ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
- É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
Título da primeira dissertação de mestrado:
“Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.
Clique aqui para ler a dissertação
Clique aqui para Ver currículo Lattes completo
Mais sobre o autor
|
E-MAIL |
Entre em contato com
o autor
|
LIVRO DE VISITAS |
Registre a sua visita neste blog :-)
|
© COPYRIGHT |
Todos os Direitos Reservados
Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem
original de onde foram retiradas as informações.
É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.
É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte,
apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.
Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida,
com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.
|
Nº DE VISITANTES |
Obs.: este contador foi iniciado em 22 de ago., 2024; antes disso, já se computavam 62.096 visualizações para este blog.
|
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESTE "TEMPLATE" |
07 de nov., 2024.
Obs.: o Blog foi inaugurado no dia 18 de jul., 2005
|
|