Fonte da Imagem: Planeta recém-descoberto, cujo nome é Wasp-18b, pode estar prestes a ser engolido por sua estrela-mãe, indica estudo
RAFAEL GARCIA
da Folha de S.Paulo
Um planeta gigante recém-descoberto, Wasp-18b, que completa uma órbita inteira em menos de um dia, pode estar prestes a ser engolido por sua estrela-mãe.
A meros 7,5 milhões de quilômetros dela --um vigésimo da distância entre o Sol e a Terra--, o planeta sofre tantas deformações gravitacionais que deve estar espiralando para dentro, em vez de orbitar normalmente, diz um estudo.
"Fazendo as contas, a colisão do planeta com a estrela deve ocorrer daqui a uns 500 mil anos", diz Andrew Cameron, da Universidade de St. Andrews (Reino Unido).
"Isso é uma parcela minúscula da vida da estrela. Achamos que ela tem 1 bilhão de anos, então deveria haver só uma chance em 2.000 de vermos uma estrela assim nesse momento de sua vida."
Segundo o cientista, que é coautor do estudo sobre Wasp-18b na revista "Nature", observações nos próximos anos averiguarão se a hipótese está certa.
Se o planeta não estiver espiralando para dentro, porém, pode ser que teorias atuais sobre o efeito maré --a deformação de um objeto que orbita outro-- tenham algum erro. "De um jeito ou de outro, acho que será uma descoberta importante", diz Cameron.
Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u615601.shtml>.
Acesso em: 28 ago. 2009.