O problema do "Conhecimento X Discernimento":

Hoje “temos mais conhecimento, porém menos discernimento”. Uma amiga me dizia que sempre está em dúvida quanto a escolhas. Nunca está totalmente certa de ter escolhido o melhor, o mais correto. Quem na vida nunca passou por um momento assim. Há que se fazer uma escolha, porém não se sabe qual caminho escolher. Pensamos, pensamos e não conseguimos vislumbrar, dos dois ou mais caminhos, qual o melhor para nós, qual o mais correto.
Parecemos, por vezes, estranhos a nós mesmos. Percebemos que não conhecemos a nós mesmos. Lembramos, então, da famosa frase do frontispício do templo de Apolo em Delfos: “Nosce te Ipsum (Conhece-te a ti mesmo). Existem filósofos, fenomenologistas, entre eles Levinas, que escrevem que o outro é O INFINITO, não o podemos "entender" / conhecer totalmente. Mediante isso pergunto, como que afirmando: se o OUTRO é INFINITO e não podemos conhecê-lo totalmente, então eu mesmo também o sou. Sou INFINITO, portanto, não posso me conhecer, da mesma forma, totalmente.

Vejamos um escrito do século XII. Trata-se do texto elaborado por Balduíno de Ford (?- c. 1190), monge e abade cisterciense:

“O Senhor conhece os pensamentos e as intenções do nosso coração. Ninguém duvida que Ele, de facto, os conhece. Mas nós só conhecemos unicamente aqueles que ele nos torna manifestos pela graça do discernimento. Porque o espírito do homem nem sempre sabe o que há nele. E mesmo quando se trata dos seus próprios pensamentos, sejam eles queridos ou não, tem deles uma ideia que nem sempre corresponde à realidade. Mesmo os que se apresentam com evidência aos olhos do espírito, ele não os discerne com precisão, tão obscurecido está o seu olhar. Com efeito, acontece frequentemente, por qualquer razão humana ou procedente do Tentador, que alguém se deixe levar pelo seu próprio pensamento para aquilo que é só aparência de piedade e que, aos olhos de Deus, não merece de maneira nenhuma a recompensa prometida à virtude. É que, de facto, algumas coisas podem apresentar o aspecto de verdadeiras virtudes, como também de vícios, e enganarem os olhos do coração. Pelas suas seduções, podem perturbar a visão da nossa inteligência ao ponto de muitas vezes lhe fazer tomar por um bem realidades que realmente são más, e inversamente, levá-la a ver um mal onde, na verdade, não existe. É este um aspecto da nossa miséria e da nossa ignorância, que precisamos muito de deplorar e grandemente temer. Quem pode verificar se os espíritos procedem de Deus a não ser que tenha recebido de Deus o discernimento dos espíritos? Este discernimento é a fonte de todas as virtudes.”
posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ terça-feira, outubro 11, 2005  
1 Comments:
  • At sexta-feira, 21 outubro, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Discernimento, eis a questão! Não basta apenas saber usar nosso entendimento e nosso livre-arbítrio, pois assim como podemos usá-los bem, há vezes, talvez, em que os usemos mal.
    A carta aos Romanos (7, 18-20)fala muito apropriadamente sobre a miséria humana - que no homem não habita coisa boa. "É que não é o bem que eu quero que faço, mas o mal que eu não quero, isso é que pratico" - nos diz a leitura. E ainda "Sim, eu sinto gosto pela lei de Deus, enquanto homem interior. Mas noto que há outra lei nos meus membros a lutar contra a lei da minha razão e a reter-me prisioneiro na lei do pecado que está nos meus membros". Certamente, apenas a razão, o conhecimento, não nos garantem uma vida reta, equilibrada, sem tantos percalços. Algo mais nos é exigido. Que tenhamos a Graça de termos esse "algo" mais...

     
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A Mitologia Grega...:

- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de Dodona. O termo significa ‘rápido.’

O Fernando Pessoa...:

- o seguinte poema do escritor português:


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. (Fernando Pessoa)



A antipatia a Nietzsche...:

- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...

A contra-argumentação aos céticos...:

- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez” (SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).

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Bem vindo(a) à "ARGO: Navegar é Preciso", Blog do Prof. Donarte!!!

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    Donarte N. dos Santos Junior
    Residente em:
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    Formação:
    - É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
    - É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
    Atuação Profissional:
    - Foi Técnico em Geoproce ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
    - É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
    Título da primeira dissertação de mestrado:
    “Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.

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