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O problema do "Conhecimento X Discernimento": |
Hoje “temos mais conhecimento, porém menos discernimento”. Uma amiga me dizia que sempre está em dúvida quanto a escolhas. Nunca está totalmente certa de ter escolhido o melhor, o mais correto. Quem na vida nunca passou por um momento assim. Há que se fazer uma escolha, porém não se sabe qual caminho escolher. Pensamos, pensamos e não conseguimos vislumbrar, dos dois ou mais caminhos, qual o melhor para nós, qual o mais correto. Parecemos, por vezes, estranhos a nós mesmos. Percebemos que não conhecemos a nós mesmos. Lembramos, então, da famosa frase do frontispício do templo de Apolo em Delfos: “Nosce te Ipsum (Conhece-te a ti mesmo). Existem filósofos, fenomenologistas, entre eles Levinas, que escrevem que o outro é O INFINITO, não o podemos "entender" / conhecer totalmente. Mediante isso pergunto, como que afirmando: se o OUTRO é INFINITO e não podemos conhecê-lo totalmente, então eu mesmo também o sou. Sou INFINITO, portanto, não posso me conhecer, da mesma forma, totalmente.
Vejamos um escrito do século XII. Trata-se do texto elaborado por Balduíno de Ford (?- c. 1190), monge e abade cisterciense:
“O Senhor conhece os pensamentos e as intenções do nosso coração. Ninguém duvida que Ele, de facto, os conhece. Mas nós só conhecemos unicamente aqueles que ele nos torna manifestos pela graça do discernimento. Porque o espírito do homem nem sempre sabe o que há nele. E mesmo quando se trata dos seus próprios pensamentos, sejam eles queridos ou não, tem deles uma ideia que nem sempre corresponde à realidade. Mesmo os que se apresentam com evidência aos olhos do espírito, ele não os discerne com precisão, tão obscurecido está o seu olhar. Com efeito, acontece frequentemente, por qualquer razão humana ou procedente do Tentador, que alguém se deixe levar pelo seu próprio pensamento para aquilo que é só aparência de piedade e que, aos olhos de Deus, não merece de maneira nenhuma a recompensa prometida à virtude. É que, de facto, algumas coisas podem apresentar o aspecto de verdadeiras virtudes, como também de vícios, e enganarem os olhos do coração. Pelas suas seduções, podem perturbar a visão da nossa inteligência ao ponto de muitas vezes lhe fazer tomar por um bem realidades que realmente são más, e inversamente, levá-la a ver um mal onde, na verdade, não existe. É este um aspecto da nossa miséria e da nossa ignorância, que precisamos muito de deplorar e grandemente temer. Quem pode verificar se os espíritos procedem de Deus a não ser que tenha recebido de Deus o discernimento dos espíritos? Este discernimento é a fonte de todas as virtudes.” |
posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ terça-feira, outubro 11, 2005 |
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1 Comments: |
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Discernimento, eis a questão! Não basta apenas saber usar nosso entendimento e nosso livre-arbítrio, pois assim como podemos usá-los bem, há vezes, talvez, em que os usemos mal. A carta aos Romanos (7, 18-20)fala muito apropriadamente sobre a miséria humana - que no homem não habita coisa boa. "É que não é o bem que eu quero que faço, mas o mal que eu não quero, isso é que pratico" - nos diz a leitura. E ainda "Sim, eu sinto gosto pela lei de Deus, enquanto homem interior. Mas noto que há outra lei nos meus membros a lutar contra a lei da minha razão e a reter-me prisioneiro na lei do pecado que está nos meus membros". Certamente, apenas a razão, o conhecimento, não nos garantem uma vida reta, equilibrada, sem tantos percalços. Algo mais nos é exigido. Que tenhamos a Graça de termos esse "algo" mais...
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- o seguinte poema do escritor português:
A antipatia a Nietzsche...:
- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é
contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...
A contra-argumentação aos céticos...:
- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez”
(SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).
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Residente em:
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Formação:
- É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
- É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
- É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
Atuação Profissional:
- Foi Técnico em Geoproce
ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
- É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
Título da primeira dissertação de mestrado:
“Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.
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