Guspiram no prato que comeram!
Com atraso, e ainda que rapidamente, gostaria de comentar o boicote que alguns dos futuros “colegas” meus fizeram à prova do ENADE. No ano de 2008, os graduandos em Geografia da PUCRS – alguns – resolveram entregar as suas provas em branco para que, em virtude disso, a Universidade, especificamente o curso de Geografia, ficasse com uma nota baixa. Pois bem, eles conseguiram o que queriam: a Geografia da PUCRS tirou nota 3. Em todos os outros anos e em todas as outras avaliações federais, o curso de Geografia da PUCRS tirou a nota máxima: 5. O que mudou!? Não posso admitir e convencer-me que a PUC tenha pior estrutura e corpo docente do que muitas das Universidades que ficaram à sua frente. Não gostaria, e nem quero (e de fato não estou) desmerecendo nenhuma das Universidades do norte e nordeste do país. Mas fato é que a PUC não é pior do que elas. Então, repita-se a pergunta, o que mudou!?



Mudou a mentalidade e a conduta dos acadêmicos – alguns – que pensam que “queimar” seu próprio curso pode ser, de alguma maneira, bom para eles. Francamente, não sei qual é a lógica, o raciocínio que convenceu tais estudantes a acreditarem em tal disparate. Imaginemos: você faz um investimento de, no mínimo, cinco anos (às vezes mais: muito mais, no caso de alguns) – um curso superior é um grande investimento –, e, ao invés de valorizar o seu investimento (o dinheiro saído do seu bolso), a pessoa opta por desvalorizá-lo. Que lógica é essa!?



Não devemos suspeitar, deveriam ter pensado os estudantes, que pessoas que estão fazendo a campanha para o “boicote”, algumas delas, têm seus cursos pagos pelos pais (e, portanto, não estão nem aí para o seu investimento), e, em alguns casos, são estrangeiras!? Que interesse esse tipo de gente têm em ver o seu próprio curso mal avaliado!?



Infelizmente, há pessoas que compram idéias ditas “de esquerda”, “revolucionárias” (alguns chegam à imbecilidade de falar em marxismo) e isso se transforma em um dogma pior do que o dogma dominante que elas tanto criticam, e, contra o qual até devem lutar, mas com as armas e os instrumentos certos sob a pena de ver o seu projeto de transformação do mundo e o seu projeto de vida malogrado... Mas, termino dizendo, para quem não tem nada a perder, o “perder” demagógico, incoerente e fariseu é a “pimenta no olho do outro”, o “circo pegando fogo” acerca do qual, certas pessoas, sem compromisso algum, adorarão se rir, pois alguns tolos caíram no seu “canto de sereia”...



Para concluir de vez, pergunto aos acadêmicos (hoje formandos) que vantagem vocês tiveram com isso!? Que vantagem tiveram em boicotar a prova do ENEM!? Com que face vocês ficarão frente a um entrevistador de emprego, quando ele vos perguntar: “qual era seu engajamento social na Universidade?”, “o que pensas e trazes de seu curso?”. Responderão, por acaso: “lá era tudo uma droga!!!” – Duvido! Em caso positivo, que é o que interiormente pensa quem boicotou a prova do ENADE, por que não buscaram outra Universidade!? Os incomodados não devem se retirar?



No mundo da incoerência, como bem se diz, as pessoas adoram se esconder por detrás de máscaras, e, muitas vezes, alimentam-se abundantemente para depois, cuspir no prato... Esses são os colegas, novos professores de geografia, que estão entrando no mercado de trabalho?! Aguardem!



Para ir além e refletir:
Em 11 de junho de 1963, o monge tibetano Thic Quang Duc, para protestar contra a política do governo de Ngo Dihn Diem, ateou fogo ao próprio corpo, vindo a morrer em virtude dos ferimentos. O fato se deu em Saigon, no Vietnã, que, na época, estava em guerra contra os EUA.

Pergunta-se: essa é a melhor maneira de se lutar!? Acabando com a própria vida!? Ou, o melhor seria acabar, gastar a vida com uma luta coordenada e inteligente (o que, certamente, traria muito mais prejuízo para a parte contra a qual se está lutando)!?


Pensemos sobre...

posted by Donarte N. dos Santos Jr. @ terça-feira, setembro 08, 2009  
1 Comments:
  • At domingo, 13 setembro, 2009, Blogger fu said…

    Muito bom, pena que alguns colegas ditos revolucionários pensam de forma tão pequena, prejudicando não só a eles, mas um grupo de estudantes que trabalha o dia todo e sabe a dificuldade de conciliar trabalho e estudo, na busca de uma capacitação profissional. Devemos reivindicar de forma consciente, não dando tiro no pé...

     
Postar um comentário
<< Home
 


::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:

A Mitologia Grega...:

- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de Dodona. O termo significa ‘rápido.’

O Fernando Pessoa...:

- o seguinte poema do escritor português:


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. (Fernando Pessoa)



A antipatia a Nietzsche...:

- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...

A contra-argumentação aos céticos...:

- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez” (SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).

::::::::::::::::::::::::::::::::
 
Bem vindo(a) à "ARGO: Navegar é Preciso", Blog do Prof. Donarte!!!

Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.

O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.

Sobre isso, ver o "Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:

 
Dito isso, caro internauta faça um bom proveito do espaço!

ESTE BLOG

Leia a última publicação feita neste blog.

SIGA TAMBÉM!

Seja avisado de novas postagens!!
RSS FEED

Leia em seu RSS Feed reader!
SITE

Página do Professor!
NOTAS DE AULA

Registro da Prática e Diários de Classe.
MURAL

Visite o "Padlet"!
VIDEOAULAS

Canal do Youtube.
PODCASTS

Áudio Aulas no Spotify!.



Áudio Aulas no Podomatic!
FACEBOOK

Curta a "Fan Page" do autor!!!

TWITTER

Siga o autor no Twitter!!!
JORNADAS DE APRENDIZAGENS

Portfólio dos Alunos.
BIBLIOTECA

Livros e Apostilas.
O QUE O PROFESSOR LÊ?

Últimas leituras...



(Este espaço foi descontinuado)

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Geografia Física.



Geografia Humana.



Vestibular.
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO)

Turma 61 Geografia



Turma 62 Geografia



Turma 71 Geografia



Turma 72 Geografia



Turma 81 Geografia



Turma 82 Geografia



Turma 91 Geografia



Turma 92 Geografia



Turma 61 Iniciação Científica



Turma 62 Iniciação Científica



Turma 71 Iniciação Científica



Turma 72 Iniciação Científica



Turma 81 Iniciação Científica



Turma 82 Iniciação Científica



Turma 91 Iniciação Científica



Turma 92 Iniciação Científica



Projeto LIAU
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2010)

Blog dos alunos do 2º ano (221).

Blog dos alunos do 2º ano (221).
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009)

Blog dos alunos do 5ª série (152).

Blog dos alunos do 8ª série (181).

Blog dos alunos do 8ª série (182).

Blog dos alunos do 1º Ano (211).

Blog dos alunos do 1º Ano (212).

Blog dos alunos do 2º Ano (221).

Blog dos alunos do 3º Ano (231).
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2006)

Blog dos alunos do1º Ano.

Blog dos alunos do2º Ano.

Blog dos alunos do3º Ano.
BLOGS DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO MARIA GORETTI (2005)

Blog dos alunos do3º Ano.
LINKS

  • Água on-line
  • Águas, Brasil das
  • ANA
  • Analog Cience Fiction
  • Água, Universidade da (2:o.k.)
  • Arco (Jornalismo Científico e Cultural (UFSM))
  • Asimov's Science Fiction:
  • Astronomia (Zênite)
  • BRICS
  • Canal Ciência
  • CAPES
  • Car and Driver: explore the latest public opinion about
  • Chaos Nonlinear Dynamics
  • Chaos on the Web
  • Ciência com Impacto (Promoção do Conhecimento Científico)
  • Ciência & Cultura (SBPC)
  • Ciência Hoje (Revista Eletrônica)
  • Ciência Hoje (Acervo da Revista)
  • Com Ciência (Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (Unicamp))
  • Cosmos
  • Darcy (Revista de Jornalismo Científico e Cultural da UNB)
  • Defesa Civil RS 199
  • Discover
  • Edge-The Third Culture
  • EFE-Agência de Notícias (Espanha)
  • Embrapa
  • Expedição Trópico de Capricórnio
  • Fantasy & Science Fiction: explore the latest public opinion about
  • Fractal Geometry
  • Fepam
  • Jornal da Ciência (SBPC)
  • Jornal da USP
  • IBGE
  • Mapas Mentais
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
  • National Geographic
  • National Park
  • Nature
  • New Scientist
  • Observatório Nacional-ON
  • ONU (Brasil)
  • Organização dos Estados Americanos (OAS)
  • Pesquisa (Revista FAPESP)
  • Psychology Today
  • Popular Mechanics
  • Popular Science
  • Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
  • Quantum Science and Engineering
  • Razão Inadequada (Produção de conteúdo independente sobre Filosofia)
  • Rep. Fed. do Brasil (oficial)
  • Revista Galileu
  • Science
  • Science News
  • Scientific American
  • Scientific Electronic Library Online (SciELO)
  • Smithsonian Magazine
  • Subaru Telescope
  • The Scientist: exploring life, inspiring innovation
  • The Independent
  • Universidade da California (Condensed Matter Physics)
  • TEXTOS RECENTES

  • E termina a a mostra "Arte na França 1860 - 1960: ...
  • Mapa mostra onde salvar carnívoros é bom e barato
  • Estrela está prestes a engolir planeta gigante, in...
  • Rússia aumenta cooperação militar com regiões sepa...
  • Ramadã começa sábado no Egito e Jordânia; data ind...
  • Nasa descobre substância para formação de vida em ...
  • Tecnologia contra a gripe!
  • Pedalar!
  • Chuva de meteoros chega ao ápice na madrugada dest...
  • Se, na crise, não se investir em Educação, o futur...
  • TEXTOS ANTIGOS
    O AUTOR

    Nome:
    Donarte N. dos Santos Junior
    Residente em:
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Formação:
    - É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
    - É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
    Atuação Profissional:
    - Foi Técnico em Geoproce ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
    - É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
    Título da primeira dissertação de mestrado:
    “Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.

    Clique aqui para ler a dissertação

    Clique aqui para Ver currículo Lattes completo

    Mais sobre o autor
    E-MAIL

    Entre em contato com o autor
    LIVRO DE VISITAS

    Registre a sua visita neste blog :-)
    © COPYRIGHT

    Todos os Direitos Reservados



    Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.


    É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida, com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.

    Nº DE VISITANTES
    Obs.: este contador foi iniciado em 22 de ago., 2024; antes disso, já se computavam 62.096 visualizações para este blog.
    ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DESTE "TEMPLATE"
    07 de nov., 2024.


    Obs.: o Blog foi inaugurado no dia 18 de jul., 2005