terça-feira, 22 de setembro de 2009
O desprezo pela cerimônia como consequência da perda de sentido
Tempo faz que me pergunto sobre o que está acontecendo com as cerimônias...

Durante a “Feira das Profissões” da PUCRS, um especializadíssimo professor (que, por razões éticas, omitirei o nome) falava, com outro também importante professor (que, pelas mesmas razões, também não revelarei o nome), acerca da quebra de protocolo que anda verificando nas Universidades por onde passa. Nas palavras dele: “O senso acadêmico está se perdendo. As defesas de dissertação e de tese já não têm mais aquele sentido acadêmico que lhes é inerente! São feitas de qualquer jeito! Feitas de modo tão simplista [e notem que há uma diferença entre o ‘simples’ e o ‘simplista’] que beira à desconsideração em relação à importância do evento!”. Em outras palavras, o que o professor estava querendo dizer, e eu o sei porque participava da conversa, é que as coisas que dantes eram permeadas por toda uma cerimônia já não mais o são. As pessoas, por ignorância, estão perdendo a ligação entre um ato determinado (formatura, casamento, enterro, etc.) e o sentido último que este ato tem; que, justamente, de sua parte, recebe a devida homenagem/ lembrança/ memória através da cerimônia.

As coisas vão mesmo de mal a pior! Nem mais nosso Hino Nacional é cantado da forma como prevê o protocolo cívico. E isso não é absolutamente novidade. Faz-se de qualquer jeito, e, em muitas vezes, acaba virando samba – e de péssima qualidade. A postura das pessoas é que, em última análise, permite que isso ocorra. E isso é fruto da ignorância. Maldita seja! Esses dias, vi meninas frente a um momento cívico, a Execução do Hino Nacional, em uma posição tão relaxada que me deu pesar...

Falando em pesar, o substantivo masculino, por esses dias, fui num enterro. Um amigo havia perdido um ente querido (não revelarei o nome do amigo por razões já aludidas acima). Fui para manifestar meus sentimentos. Foi o enterro mais frio que já vi na minha vida! Rápido, sem orações, nada: nenhuma Ave Maria foi rezada, nenhum Pai Nosso. Nenhuma oração (protestante, budista, xintoísta, espírita, umbandista que fosse...). Nenhum pastor, nenhum padre. Enfim, ninguém que representasse o humano que se comunica (ou pretende se comunicar) com o além vida, o transcendente. O caixão simplesmente foi colocado no túmulo, foi lacrado, e todos foram embora.
Enquanto as últimas pás de cimento eram colocadas na pedra que selava o jazigo, reparei que algumas pessoas riam, atendiam o telefone, conversavam...

Para mim, tudo aquilo foi muito estranho... Não quero e nem estou julgando. Não quero, também, magoar ninguém ... Apenas ressalto que a falta de cerimônia, por mim presenciada, é decorrente de uma certa (ou completa) ignorância. Se parássemos para pensar no sentido da vida, naquilo que determinada pessoa representa para nós e memorássemos tudo aquilo que tal pessoa fez por nós, certamente chegaríamos à conclusão de que há merecimentos que autorizam uma despedida à altura. O mesmo vale para uma formatura, que representa a passagem de um estado anterior de desconhecimento para um mais elevado: o da cultura e/ou conhecimento científico – e não me venha alguem dizer que a formatura em gabinete gera o mesmo sentimento do da colação de grau feita em palco, com toda a cerimônia...

O que está acontecendo é que as pessoas estão se esquecendo do significado das coisas. Daí, para se relativizar uma cerimônia em honra de algo (ou de alguém), é um pulinho! Assim, se a vida nada mais significa, para que velar um corpo!? Que se enterre logo. Do mesmo modo, se um curso superior de nada vale, para que cerimônias de formatura!? Se o casamento nada mais significa, para que casar!? Se a bandeira nada mais significa, para que ficar diante dela em posição de respeito!? Etc, etc, etc... Em determinadas ocasiões a situação chega ao limite do ridículo e da total falta de conhecimento de sentido. Para exemplificar isso melhor, imaginemos ser normal que um atleta faça tremendo esforço para se superar a si mesmo, e, ao final disso tudo, não receba os cumprimentos e a devida celebração por isso: fique sem medalha alguma e seja mandado embora para casa com olhar de desprezo...
É assim que as pessoas andam vivendo a vida... De uma forma totalmente sem sentido, asignificativa: o Outro perdeu seu valor, as coisas perderam sua razão de ser (o que impera é o uso e o abuso), e, consequentemente, o próprio Eu, diante disso, se esvazia. Esse é, certamente, um dos maus dos dias de hoje, a falta de amor pelas coisas que deveriam sempre apontar para algo maior que elas mesmas. Dito de modo mais preciso: ocorre é a falta de amor pelo sentido último para o qual as coisas e pessoas apontam.

Concluo dizendo que escrevi esse texto às pressas. Sem a oportunidade de refletir de forma mais profunda. Gostaria muito de saber a opinião de outrem...

Indignado (e, muito mais, triste com certas coisas que tenho visto),

Donarte.
P.s.: estará o sentido último das coisas sendo enterrado sem cerimônia!?
posted byDonarte N. dos Santos Jr.@terça-feira, setembro 22, 2009  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
::::::::::::::::::::::::::::::::
Algumas ideias que batizaram e permeiam o presente ciberespaço; pensamentos mais ou menos fixos que o autor tem:
::::::::::::::::::::::::::::::::

A Mitologia Grega...:

- “A Argo: Nave dos Argonautas, construída sob a direção de Minerva, nos bosques de Dodona. O termo significa ‘rápido.’

O Fernando Pessoa...:

- o seguinte poema do escritor português:


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso". Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. (Fernando Pessoa)



A antipatia a Nietzsche...:

- Parece poder ser possível usar o Nietzsche contra ele mesmo: "Nietzsche vs Nietzsche", pois o que ele escreve, se bem analisado, é contraditório (no mal sentido do termo). Assim, isso é bem possível de ser feito...

A contra-argumentação aos céticos...:

- “Só se poderia negar a validez à demonstração se se provasse, com absoluta validez, que o homem nada pode provar com absoluta validez” (SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia Concreta. São Paulo: É Realizações, 2009, p. 61).

 
Bem vindo(a) ao Blog do prof. Donarte!!!

Aqui são publicados textos, imagens, ideias, pensamentos, conceitos, definições e opiniões de autoria do próprio professor, na área da Geografia, Filosofia, Educação e Ciências.

O conteúdo do presente ciberespaço pode ser livremente reproduzido, desde que observada a citação da fonte.

Sobre isso, ver "© Copyright de Todos os Direitos Reservados", logo abaixo:

 

FAÇAM BOM PROVEITO E BONS ESTUDOS!!!

ESTE BLOG

Última Publicação

SITE

Visite o site do professor
NOTAS DE AULA

Registro da Prática e Diário de Classe
MURAL

Visite o "Padlet" do professor
O QUE O PROFESSOR LÊ?

Últimas leituras



(Este espaço foi descontinuado)

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Geografia física.


Geografia humana.


Vestibular.
BLOG DOS ESTUDANTES (PORTO NOVO)

Projeto LIAU.



(Este espaço foi descontinuado)

BLOGS DOS ESTUDANTES (MARISTA ASSUNÇÃO 2010))

Blog dos alunos do 2º ano (221).

Blog dos alunos do 2º ano (221).
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARISTA ASSUNÇÃO (2008/2009))

Blog dos alunos do 5ª série (152).

Blog dos alunos do 8ª série (181).

Blog dos alunos do 8ª série (182).

Blog dos alunos do 1º Ano (211).

Blog dos alunos do 1º Ano (212).

Blog dos alunos do 2º Ano (221).

Blog dos alunos do 3º Ano (231).
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARIA GORETTI 2006))

Blog dos alunos do1º Ano.

Blog dos alunos do2º Ano.

Blog dos alunos do3º Ano.
BLOGS DOS ESTUDANTES (MARIA GORETTI 2005))

Blog dos alunos do3º Ano.
BLOGS E SITES MAIS VISITADOS

  • Prof. Dr. phil. Agemir Bavaresco (Revista Opinião Filosófica)


  • Prof. Dr. phil. Eduardo Luft.


  • Prof. Dr. phil. Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior.


  • Prof. Pedro Demo (blog novo)


  • Prof. Dr. phil. Ricardo Timm de Souza.


  • Prof. Dr. Rualdo Menegat.


  • LINKS

  • Água Bio
  • Água on-line
  • Águas, Brasil das
  • ANA
  • Água, Universidade da (2:o.k.)
  • Astronomia (Zênite)
  • BBC-Brasil
  • Canal Ciência
  • CAPES
  • Chaos Nonlinear Dynamics
  • Chaos on the Web
  • Defesa Civil RS 199
  • Edge-The Third Culture
  • EFE-Agência de Notícias (Brasil)
  • Embrapa
  • Expedição Trópico de Capricórnio
  • Fractal Geometry
  • Fepam
  • IBGE
  • Meio Ambiente on line
  • Ministério do Meio Ambiente
  • Museu de Ciências e Tecnologia-MCT
  • Observatório Nacional-ON
  • Organização dos Estados Americanos (OAS)
  • Programa Antártico Brasileiro-PROANTAR
  • Rep. Fed. do Brasil (oficial)
  • Revista Galileu
  • Scientific American-Brasil
  • Scientific Eletronic Library Online (SciELO)
  • Subaru Telescope
  • The Independent
  • Universidade da California (Condensed Matter Physics)
  • TEXTOS RECENTES

    TEXTOS ANTIGOS

    O AUTOR

    Nome:
    Donarte N. dos Santos Junior
    Residente em:
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Formação:
    - É Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Especialista no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
    - É Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS).
    - É Mestrando em Filosofia (PUCRS).
    Atuação Profissional:
    - Foi Técnico em Geoproce ssamento do L/li/liaboratório de Tratamento de Imagem e Geoprocessamento (LTIG) da PUCRS.
    - É Professor da Prefeitura Municipal de Porto ALegre.
    Título da primeira dissertação de mestrado:
    “Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva”, que alcançou grau máximo obtendo nota 10,0.

    Clique aqui para ler a dissertação

    Clique aqui para Ver currículo Lattes completo

    Mais sobre o autor
    FACEBOOK

    Curta a "Fan Page" do autor!!!

    TWITTER

    Siga o autor no Twitter!!!
    E-MAIL

    Entre em contato com o autor
    LIVRO DE VISITAS

    Registre a sua visita neste blog :-)
    Nº. DE VISITANTES

    Free Blogger Templates

    BLOGGER

    © COPYRIGHT

    Todos os direitos Reservados.



    Os textos inéditos aqui publicados podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que respeitada a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    É proibido fazer modificação e alteração dos textos inéditos, bem como, das imagens inéditas e demonstrativas que os acompanham.


    É vedada a Criação de Obras Derivadas dos textos inéditos aqui publicados, bem como, das imagens inéditas, a não ser respeitando a devida citação da fonte, apontando o link da postagem original de onde foram retiradas as informações.


    Portanto, a reprodução integral ou parcial das produções textuais e imagéticas inéditas, próprias e de autoria do professor, aqui publicados, é permitida, com a expressa autorização do autor e nos termos acima citados, caso contrário será tipificado crime de Plagio.

    Free Blogger Templates

    BLOGGER

    ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO "TEMPLATE":

    09 de ago., 2023.