Hoje, conforme matéria abaixo, terei a honra de palestrar aos professores de Geografia, Filosofia e História da Prefeitura de Porto Alegre:
"Professores participam de formação hoje
Hoje, 28, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove a segunda formação do ano para professores da rede municipal. O evento é realizado na Sogipa (rua Barão de Cotegipe, 415, bairro São João), em dois turnos: das 14h às 17h e das 18h às 21h.
Organizado em quatro eixos, o encontro abrange áreas de conhecimento: Ética (história, geografia e filosofia), Estética (artes visuais, música, dança, educação física), Ciência (matemática, ciências naturais, física, biológicas e informática) e Linguagens (língua materna e língua estrangeira). A cada turno ocorrerão duas mesas-redondas, mas os professores devem se inscrever em apenas um dos quatro temas, conforme sua área de atuação, formação ou interesse.
À tarde serão realizados os encontros que tratarão de Ética, tendo como palestrantes os professores Donarte dos Santos Jr., Gervásio Neves e José Rivair Macedo, e Linguagens, que terá a presença do jornalista Juremir Machado da Silva, do músico Theddy Corrêa e do presidente do Banco do Livro, Waldir da Silveira. À noite ocorrem as atividades de Estética, com os professores Joyce Pernigoti, Paola Zordan e Paulo Mauro da Silva, além da Ciência, com os professores João Schimidt, Marcus Vinícius Basso e Elisa Friederich Martins."
Minha palestra, intitulada “O ato de escrever na formação de um sujeito cidadão ativo e comprometido” versará sobre a possibilidade de se construir uma Ética a partir da escrita. Defenderei um princípio socrático que diz que “o verdadeiro conhecimento vem de dentro” e que somente o homem que melhor se conhece a si mesmo é capaz de atitudes e compromissos frente à si próprio, à sua comunidade, ao seu planeta e ao seu futuro.
Assim, estarei na "mesa 1", que conversará com os professores da RME sobre a relação da ÉTICA (disciplinas de história, geografia, filosofia, anos iniciais) trabalhada na Escola para a construção do sujeito enquanto cidadão ativo e comprometido com a sua comunidade, sua história, seu planeta e seu futuro.
|