"Encontro de formação reúne 2 mil professores
A segunda formação do ano promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) para professores da rede municipal teve início na tarde de hoje, 28. O evento ocorre na Sogipa (rua Barão de Cotegipe, 415, bairro São João) e conta com a presença de cerca de 2 mil participantes. A formação está organizada em quatro temáticas: Ética (história, geografia e filosofia), Estética (artes visuais, música, dança, educação física), Ciência (matemática, ciências naturais, física, biológicas e informática) e Linguagens (língua materna e língua estrangeira).
De acordo com a secretária de Educação, Cleci Jurach, das dez formações previstas para professores ao ano, sete ficam a cargo das escolas da rede e três sob responsabilidade da Smed. Por isso, mais um encontro será programado até o final do ano. “Esse é o diferencial da nossa rede. É neste momento que os professores se atualizam e trocam experiências, o que resulta no atendimento qualificado oferecido aos alunos”, ressalta.
Debates - Agora à tarde, foram realizadas duas mesas-redondas. A primeira delas, de Ética, teve como palestrantes os professores Donarte dos Santos Jr., Gervásio Neves e José Rivair Macedo. A de Linguagens contou com a presença do presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira, do jornalista Juremir Machado da Silva e do músico Theddy Corrêa.
Juremir Machado da Silva abriu o debate propondo aos professores a reflexão sobre a validade da introdução do conceito de meritocracia nas escolas. “É preciso questionar esse tipo de posição, contestar o mérito que não leva em conta as condições desiguais da educação”, apregoa.
Música - Conhecedor dos trabalhos realizados pela Smed, o músico Theddy Corrêa, que também participou da discussão sobre a temática de Linguagens, salientou a importância da educação e da cultura estarem juntas. “Estou feliz em poder contribuir com esse encontro, trazendo minha experiência de trabalho na linguagem musical. É muito interessante a receptividade que os professores têm com essa arte”, destaca.
O encontro prossegue à noite, entre 18h e 21h, quando ocorrem as atividades relacionadas à Estética, com os professores Joyce Pernigoti, Paola Zordan e Paulo Mauro da Silva, e à Ciência, conduzidos pelos também professores João Schimidt, Marcus Vinícius Basso e Elisa Friederich Martins."
|