AGRADECIMENTOS
“Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a
primeira prestação da sua dívida.”.
(Sêneca)
A Deus, fonte e doação de todos os dons necessários à elaboração deste texto. “Sois o meu Deus, venho agradecer-vos. Venho glorificar-vos, sois o meu Deus.” (Sal. 117,28).
Ao professor Dr. Regis Alexandre Lahm pela orientação, confiança e
autonomia concedidas.
Aos queridos alunos – 1º ano do ensino médio da Escola Maria Goretti (ano de 2006) –, Sujeitos dessa pesquisa, pela participação disponível, entusiasmada e curiosa ao longo de todo o processo.
A Neli Nunes, mãe, que esteve sempre presente e a qual eu procurei honrar, seguindo o conselho: “Honrarás tua mãe todos os dias de tua vida” (Tb. 4, 3). Especial agradecimento pelo paciente suporte, no mais amplo sentido cristão que o termo pode admitir.
A Paulo Antônio Heberle, padrasto, pela voz sempre otimista que muito deu apoio e ânimo nos momentos em que eu mais precisei.
A Maria Júlia Vanin, noiva, especial gratidão pelo inabalável amor, pela
paciência, pela presença constante e pela ajuda.
Ao professor Dr. Pe. Pedro Kunrath pela direção e aconselhamento espiritual ao longo de todo o processo de escrita desta dissertação.
Ao professor Dr. Roque Moraes pelo auxílio, amizade e incentivo.
Ao professor Dr. Antônio Carlos Castrogiovanni pelo apoio concretamente
manifestado.
Aos colegas Moisés Heberlê, Charles Thiago Soares, Alexsandra Cherubini, do Museu de Ciências e Tecnologia – MCT, da PUCRS, pela compreensão e apoio.