Esta breve postagem, porém, ater-se-á à esfera cultural. É interessante analisar uma “lógica” que é, toda ela, bem estadunidense: cidadãos de alto poder aquisitivo, nos EUA, não mais buscam regiões centrais para morar. É o Sprawl – fenômeno de espraiamento urbano – que faz com que bairros inteiros sejam construídos longe dos grandes centros; lá onde pessoas de maior poder econômico podem desfrutar das amenidades da natureza. Dentre as “suavidades” naturais buscadas pelos opulentos da América do Norte, pode-se citar: os lagos (artificiais ou não), as imediações vegetadas, as grandes áreas para lazer e esporte, etc. Este “American way of life” que influencia há anos o modo de vida planetário, já é perceptível nas cidades brasileiras.
Porém, é no país do Tio Sam que a cultura da fuga para as edge cities – que são as cidades formadas onde anteriormente só havia fazendas, em regiões afastadas das metrópoles – se mostra mais superlativa. Veja-se o caso do Sierra Sky Park, na cidade de Fresno. O Sky Park da Califórnia trata-se de um bairro com mais de 53 hectares e é composto por casas luxuosas, mansões com grandes garagens onde os moradores não chegam apenas de automóveis, mas sim, e principalmente, de avião; um bairro feito para ricos que afastaram-se dos centros urbanos e que, para não perderem tempo nos congestionamentos (que graças à demanda, acontecem até mesmo nas highways) locomovem-se pelos ares.
Conclui-se que, culturalmente, o modus vivendi norte-americano não busca sanar os problemas urbanos. Não pretende, na prática, a construção de centros integrados por menores distâncias – o que economizaria em gastos com infra-estrutura, aproximando-se, assim, da sustentabilidade –. Busca, antes, a manutenção de uma segregação espacial que, certamente, é financiada pelo Estado, e, consequentemente, pela Indústria do Petróleo; dinâmicas que encaminham para uma discussão geopolítica.
Aspecto parcial do Sierra Sky Park (FONTE: Disponível em: <http://www.aerotourisme.info/Vendee-Air-Park.html>. Acesso em: 27 de dez. 2007).
Aspecto de parte do "bairro" Sierra Sky Park (FONTE: Disponível em: <http://www.aerotourisme.info/photos.php?lang=fr&id_document=147>. Acesso em: 27 de dez. 2007).
Quem perde? O Meio Ambiente, e, por conseguinte, o homem que também é natureza.